• Edição 241
  • 11 de novembro de 2010

Microscópio

Alimentação na gravidez em pauta na Maternidade Escola


Mariana Valle

A alimentação durante a gestação é um fator importante para o desenvolvimento do feto e para saúde da mãe. Para discutir o tema, a Maternidade Escola da UFRJ (ME-UFRJ) irá realizar o VIII Encontro de Nutrição (ENCONUT), nos dias 22 e 23 de novembro.

Para Teresa Bassa, nutricionista da ME-UFRJ e organizadora do evento, o ENCONUT é importante, pois irá discutir um assunto que é fundamental na área da maternidade. “Nesse encontro iremos falar quais são os cuidados que devem ser tomados na gestação, como deve ser aplicado um guia nutricional na alimentação das crianças, dentre outros pontos que são fundamentais para a saúde”, disse a nutricionista.

Na gravidez, as mulheres passam por uma série de alterações corporais e fisiológicas, exigindo um maior cuidado, principalmente na alimentação. “A gestante deve ser orientada para que haja uma ingestão balanceada de alimentos, pois o crescimento do feto se dá por meio das reservas nutricionais maternas”, explicou a nutricionista.

A oferta de nutrientes disponibilizada ao organismo da mulher é necessária durante esse período para poder suportar as demandas metabólicas e o crescimento fetal. A deficiência de vitaminas na gravidez pode ocasionar anemia, ruptura precoce de membranas, deslocamento de placenta, hemorragia, redução do peso e da estatura do recém-nascido e em casos extremos ocasionar abortos.

Cada substância orgânica tem um papel fundamental na gestação. As proteínas, por exemplo, são utilizadas para formação dos anexos fetais (placenta, membranas e líquido amniótico). Já a glicose é a principal fonte energética utilizada pelo feto. 

VIII ENCONUT

Para o diretor da ME-UFRJ, Joffre Amin, o ENCONUT é uma oportunidade para o público ver alguns dos trabalhos realizados pela escola. “O evento é muito importante, pois há uma forte integração. Enfermeiros, nutricionistas e médicos estarão participando desse encontro e a Maternidade Escola estará aberta para pessoas de fora. Teremos a chance de mostrar o nosso trabalho”, comentou o diretor.

Na edição deste ano, foram agendados assuntos inéditos como as palestras sobre hotelaria e gastronomia hospitalar que serão ministrados pela professora Rosa Maria de Sá Alves, nutricionista e vice diretora da Escola de Nutrição da UniRio.

O evento acontece nos dias 22 e 23 de novembro, de 8hs às 16hs, no Auditório Nobre da ME-UFRJ, na Rua das Laranjeiras, 180. Para participar do encontro, as inscrições devem ser realizadas na Divisão de Ensino. Mais informações: ensino@me.ufrj.br telefone (21) 2285-7935, ramal 206