• Edição 241
  • 11 de novembro de 2010

Saúde em Foco

Rio tem eventos gratuitos para alertar contra a diabetes

Tipo 2 da doença afeta 11 milhões de brasileiros: 30% não sabem

Do O Dia Online

Rio - Onze milhões de brasileiros têm diabetes do tipo 2, segundo estimativa do Ministério da Saúde. E 30% deles não sabem que têm a doença. Para alertar sobre o risco da diabete e a importância do diagnóstico e tratamento, o Rio será palco de eventos, incluindo a iluminação do Cristo Redentor e dos bondinhos do Pão de Açúcar, no domingo, dia Mundial de Combate ao Diabetes.

“O diabetes tem diagnóstico fácil e tratamento conhecido, mas ainda é a maior causa de amputações, insuficiência renal e cegueira adquirida no mundo”, alerta presidente da Associação Carioca de Diabéticos Jackson Caiafa.

Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcanti, a diabete tipo 2 muitas vezes não apresenta sintomas identificáveis. Por isso, deve-se fazer o teste de diabete a partir dos 40 anos. “Quanto mais tarde procurar auxílio médico, maiores podem ser os problemas”.

PARA ENTENDER O DIABETES

OLARIA Na sexta-feira, o Hospital Balbino tem palestra gratuita para esclarecer dúvidas sobre o diabetes.

ATERRO No domingo, acontece a IV Caminhada pelo Diabetes do Rio de Janeiro, o V Congresso de Diabéticos do Rio de Janeiro e a IV Campanha de Detecção do Diabetes . Serão oferecidos testes gratuitos de glicose, pressão arterial, acuidade visual, avaliação de pés diabéticos etc.

MARACANÃ Corrida e caminhada no entorno do estádio. Medição de glicose, cuidados com os pés, aconselhamento nutricional e médico, e recreação infantil.

Link original: Clique aqui