• Edição 242
  • 18 de novembro de 2010

Microscópio

Saúde e segurança no ambiente de trabalho


Marlon Câmara

A segurança e a saúde no trabalho são fundamentais para proporcionar aos funcionários um ambiente confortável e maior rendimento das tarefas. Ainda assim, muitas pessoas desconhecem a importância do assunto e deixam de cuidar de si mesmas durante as atividades diárias.

A “II Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho” (Sipat) do Centro de Tecnologia (CT-UFRJ) e a “V Sipat Coppe/Copptec”, que traz como tema “Apaixone-se por você”, tem como objetivo cativar os funcionários e demais participantes sobre a importância dos cuidados pessoais, com palestras que buscam informar sobre diversas áreas da saúde, como nutrição, saúde bucal, tabagismo passivo e ergonomia.

“O objetivo do Sipat é trazer a conscientização das pessoas para atuar na prevenção de acidentes de trabalho. Nesta edição, nós abordamos não só a prevenção de acidentes, mas a importância da saúde física e mental, da ergonomia e do emocional no local de trabalho”, explica Vânia Borges de Souza, coordenadora do Núcleo Integrado de Aprimoramento de Pessoas (Niap) do Centro de Tecnologia e membro da comissão organizadora do Sipat. 

O evento tem como foco a prevenção, buscando trazer informações importantes à comunidade acadêmica e diminuir os transtornos do dia-a-dia. “Muitos acidentes têm acontecido por motivo de imprudência no trabalho, por falta de conhecimento”, relata Vânia.  

Além das apresentações, também serão disponibilizados estandes nos quais toda a comunidade acadêmica pode receber assistência a respeito de vacinação, alimentação e segurança no ambiente de trabalho.

Segundo a organizadora, o Sipat deste ano tem algumas novidades que buscam garantir a apreensão do conteúdo do evento pela comunidade acadêmica. “Nós decidimos apresentar ao final do Sipat um termo de compromisso para que não fiquemos somente na organização de eventos. Nossa proposta é organizar um workshop para o Sipat do ano que vem sobre as medidas de saúde, segurança e prevenção, que foram implantadas no decorrer deste ano em cada unidade”, conclui. 

Evento 

A “II Sipat do Centro de Tecnologia” e a “V Sipat Coppe/Copptec” ocorrem simultaneamente entre os dias 23 e 26 de novembro por todo o Centro de Tecnologia, a partir das 9h. Informações sobre programação e localização podem ser obtidas através do endereço http://www.ct.ufrj.br/images/pdf/cartaz_eletronico_sipat_2010.  

O CT se localiza na Av. Athos da Silveira Ramos, 149, Cidade Universitária.