• Edição 243
  • 25 de novembro de 2010

Agenda

Inca precisa de doadores de sangue e plaquetas


O Instituto Nacional do Câncer (Inca) está precisando urgentemente de doadores de sangue. 

O banco de sangue está  quase vazio, o que faz com que o Instituto precise recorrer a outros na cidade, que também passam pelo mesmo problema. A transfusão de sangue para pessoas com câncer é muito importante. Sem ela, muitos pacientes não conseguiriam sobreviver aos tratamentos que envolvem drogas pesadas.

Para doar, basta chegar à portaria do Hospital do Inca, portando carteira de identidade ou qualquer documento similar, apresentando-se como doador. NÃO vá em jejum, alimente-se de coisas leves e não gordurosas, evite o álcool por pelo menos 12 horas. Você deve estar em boas condições de saúde, ter entre 18 e 60 anos e pesar 50kg ou mais. A mulher pode doar a cada três meses e o homem a cada dois meses. Mais informações podem ser obtidas no Hospital da Inca, na Praça da Cruz Vermelha 23, Centro.

Telefones: (21) 2506-6064 ou (21) 2506-6021. O horário de atendimento é de segunda à sexta-feira, das 7 às 14h, e sábados das 8h às 12h.

 


25 de novembro

Simpósio Reabilitação Locomotora


Acontece nos dias 25 e 26 de novembro o “Simpósio de reabilitação neurolocomotora” apoiado pelo Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ), a Pós-graduação em Ciências Morfológicas (PCM), o Programa de Pesquisa em Neurociência Básico-Clínica (PNBC), e pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro (Faperj). O evento ocorre no novo auditório da Coppetec, no campus da Cidade Universitária. 

O público-alvo é de profissionais, pesquisadores, docentes, estudantes de graduação e pós-graduação e curiosos das áreas de Ciências Biológicas, Medicina, Bioquímica, Fisioterapia, Enfermagem, Terapia Ocupacional, Fonoaudiologia, Psicologia, Farmácia, Medicina, Sociologia, Educação, Saúde Pública, Engenharia, Computação, Biofísica, Antropologia e afins. 

O objetivo do simpósio é  providenciar aos participantes uma oportunidade única de conhecer os novos conceitos em Biociências translacionais, Arte-terapia, Neuroimagem, Tecnologia Assistiva, Políticas Públicas de Saúde, Educação, e discutir as aplicações práticas destes conhecimentos na reabilitação dos pacientes. 

Tendo em vista a relevância e abrangência desta área pluridisciplinar, foram convidados 20 conferencistas: cientistas, agentes de saúde e representantes da sociedade que trabalham pela reabilitação e direitos dos deficientes físicos.

Mais informações no site do evento. 


23 de novembro

III Encontro com Mestres Populares na UFRJ


Entre os dias 23 e 26 de novembro, a Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD/UFRJ) promove o “III Encontro com Mestres Populares na UFRJ”.

O evento promove oficinas, debates e trocas de experiências com Mestres Populares de grupos tradicionais.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do site da Escola de Educação Física.

Mais informações através dos telefones: (21) 2562-6821 ou (21) 8283-2800.

A EEFD fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.


Até 30 de novembro

Inscrições para mestrado profissional na Universidade Federal Fluminense


Entre os dias 03 e 30 de novembro a Escola de Enfermagem da Universidade Federal Fluminense (UFF) recebe inscrições para Mestrado Profissional na área de concentração “Processos de Cuidar em Enfermagem”.

O objetivo do curso é desenvolver estudos relacionados à aplicação do processo de enfermagem nos diversos cenários de prática e na gestão entre enfermagem, saúde e políticas públicas.

São oferecidas 26 vagas, sendo uma direcionada a candidatos estrangeiros. O período de seleção vai de 06 a 14 de dezembro e o resultado do processo seletivo será divulgado a partir de 15 de dezembro.  

As inscrições podem ser realizadas na Secretaria de Mestrado Profissional em Enfermagem Assistencial da Escola de Enfermagem da UFF, localizada na Rua Dr. Celestino, 74, 6º andar, Niterói – RJ.

Mais informações você encontra através dos telefones (21) 2629-9484, 2629-9494 ou 2629-9482.


30 de novembro

Simpósio Fronteiras em Neurociências


O programa de pesquisa em Neurociência Básica e Clínica do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove, entre 30 de novembro e 3 de dezembro de 2010, o “Simpósio Fronteiras em Neurociências”, que será realizado na cidade de Búzios.

O objetivo principal do encontro é promover a Neurociência, fortalecer colaborações que existem entre os membros do Programa e os palestrantes convidados, além de incentivar novas e importantes parcerias entre pesquisadores do Brasil e do exterior. Além disso, o evento promove o contato entre alunos e importantes neurocientistas.

O encontro ocorre no Hotel Atlântico que fica na Estrada da Usina, 294, Morro do Humaitá, Armação dos Búzios, Rio de Janeiro.  Telefone: (22) 2620-8850.

Inscrições e mais informações: http://www.anato.ufrj.br/frontiersneurobuzios2010/


1 de dezembro

Mesa redonda sobre Aids na UFRJ


No próximo dia 01 de dezembro, o Hospital Escola São Francisco de Assis junto à Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ promovem a mesa-redonda “Jovens e a prevenção das DST/Aids”.

O evento conta com a presença de diversos profissionais da UFRJ para a abordagem de temas relacionados a DST/Aids, como “a prevenção das DST/Aids e adolescentes usuários de álcool e outras drogas ilícitas” e “A prevenção das DST/Aids entre adolescentes em situação de Rua”.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do e-mail leppa.dstaids@gmail.com. Será distribuído certificado aos participantes.

A mesa ocorre a partir de 13h30min, no auditório do Hospital Escola São Francisco de Assis, que fica na Avenida Presidente Vargas, 2863, Cidade Nova, Rio de Janeiro.


Até 10 de dezembro

Inscrições para Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal na UFRJ


Estão abertas as inscrições do processo seletivo para pós-graduação e mestrado no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UFRJ.

Os candidatos serão avaliados através de prova escrita com tópicos de Genética, Fisiologia Vegetal e Microbiologia, além de prova de inglês, entrevista e análise de documentação.

As provas estão marcadas para os dias 08, 15, 16 e 17 de fevereiro de 2011. O resultado final deve sair no dia 25 do mesmo mês.

As inscrições estão sendo realizadas na pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UFRJ, que fica na sala 30 do Bloco K, 2° andar do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ.

Informações sobre os documentos necessários para inscrição e outras dúvidas através do e-mail pbv@ccsdecania.ufrj.br ou do telefone (21) 2562-6676.

O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.