• Edição 244
  • 02 de dezembro de 2010

Agenda

06 de dezembro

VII Seminário de Dança da UFRJ


Entre os dias 06 e 10 de dezembro a Faculdade de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD) recebe o “VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ”.

  O evento faz parte das comemorações pelos 90 anos da universidade e tem como objetivo divulgar produções artístico-acadêmico-científicas vinculadas às atividades do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ.

Este ano o seminário traz pesquisas sobre poéticas da imagem, a partir de relações entre a dança e a linguagem videográfica. Além disso, conta com apresentação de comunicações científicas pela dinâmica dos Grupos de Trabalho, a apresentação de trabalhos coreográficos na Mostra Coreográfica ou em formato de Instalações e Exposição de Painéis.

O “VII Seminário Conhecendo e Reconhecendo a Dança na UFRJ” ocorre no dia 6 de dezembro, a partir das 19h, e entre os dias 7 e 10 de dezembro, das 14h às 21h, na Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ, que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

Mais informações através do site: www.seminariodancaufrj.com.br ou pelo telefone (21) 2562-6821.  


07 de dezembro

Artesanato é opção de presente


Para quem deseja entregar aos amigos e parentes um presente original neste fim de ano não pode deixar de dar uma passadinha na feira de artesanato com produtos do Centro de Referência da Mulher (CRM). Todas às terças-feiras, as artesãs expõem seus produtos na Prefeitura Universitária. São arranjos de Natal, porta-retratos, ímãs decorativos de geladeira, entre tantos outros.  

Iniciativa do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (Nepp-DH), o Centro de Referência de Mulheres da Maré Carminha Rosa (CRMM-CR), fica no Complexo da Maré. O centro presta atendimentos social, psicológico e jurídico, bem como oficinas de culinária, artesanato e demais atividades culturais, voltadas para mulheres da localidade, em especial vítimas de violência doméstica.


09 de dezembro

Seminário: Jovens em conflito com a lei


Nos próximos dias 9 e 10, o Auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, do Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da UFRJ, recebe o Seminário “Contando Infrações: A Produção de Dados sobre os Adolescentes em Conflito com a Lei”. O evento será realizado pelo Grupo de Estudos da Sociedade Contemporânea (Gesoc) do Núcleo de Estudos de Políticas Públicas em Direitos Humanos (NEPP-DH), em parceria com o Núcleo de Estudos da Cidadania, Conflito e Violência Urbana (Necvu) do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs), ambos da UFRJ.

O seminário tem como objetivo discutir as potencialidades das informações produzidas por jovens em conflito com a lei, de modo a permitir aos operadores do Sistema Socioeducativo e da Justiça Juvenil melhor planejamento de como lidar com os atos infracionais. Tais informações possibilitam, ainda, maior qualidade nos diagnósticos e nas pesquisas realizadas por analistas, favorecendo, assim, o acúmulo de conhecimento e o embasamento de políticas públicas para reduzir a violência, articular ações de prevenção e alocar racionalmente os recursos disponíveis.

No dia 9 de dezembro, a programação terá início às 9h, e no dia 10, às 9h30. Para participar do Seminário, serão realizadas inscrições gratuitas no próprio local do evento. Para reservas de inscrições e informações, ligar para o telefone 38521754. O CFCH fica na Av. Pasteur, 250 – Praia Vermelha.


Até 10 de dezembro

Inscrições para Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal na UFRJ


Estão abertas as inscrições do processo seletivo para pós-graduação e mestrado no Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UFRJ.

Os candidatos serão avaliados através de prova escrita com tópicos de Genética, Fisiologia Vegetal e Microbiologia, além de prova de inglês, entrevista e análise de documentação.

  As provas estão marcadas para os dias 08, 15, 16 e 17 de fevereiro de 2011. O resultado final deve sair no dia 25 do mesmo mês. As inscrições estão sendo realizadas na pós-graduação em Biotecnologia Vegetal da UFRJ, que fica na sala 30 do Bloco K, 2° andar do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ. 

Informações sobre os documentos necessários para inscrição e outras dúvidas através do e-mail pbv@ccsdecania.ufrj.br ou do telefone (21) 2562-6676. O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.  


11 de dezembro

Encontro debate diversidade sexual no Rio


No próximo dia 11, o Salão Nobre do Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs) da UFRJ recebe o “1º Encontro Fluminense Universitário de Diversidade Sexual” (EFUDS). O evento será realizado pela Comissão Nacional do Rio do “Encontro Nacional Universitário de Diversidade Sexual” (ENUDS), e tem como objetivos promover o debate sobre o movimento estudantil universitário da diversidade sexual e fortalecer a articulação entre os coletivos da cidade.

Serão discutidos o histórico de luta do movimento Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros (LGBT), a realidade atual e propostas de ações dos grupos universitários de diversidade sexual do Rio de Janeiro. Está prevista, ainda, a realização de oficina de capacitação sobre Diversidade Sexual e Gênero na Escola. As inscrições para participar do evento são gratuitas e podem ser feitas pelo site do evento, pelo e-mail EFUDSRJ@gmail.com ou pelo telefone 2598-1892. As inscrições também poderão ser feitas no dia do evento.

O evento acontece das 8h30 às 17h, no Ifcs-UFRJ, localizado no Largo de São Francisco, 1, Centro do Rio.