• Edição 247
  • 19 de janeiro de 2011

Cidade Universitária

Reabertura do Hospital Universitário

Sidney Coutinho

Foi definida a nova data para reabertura do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ). Dia 24 de janeiro, volta à normalidade o atendimento de pacientes externos com consultas marcadas, bem como de diagnósticos e de exames laboratoriais, dos serviços de métodos especiais e das atividades de coleta no Serviço de Hemoterapia. Nos serviços que geram internações, as atividades serão retomadas gradativamente. O funcionamento da unidade só deve voltar a pleno vapor a partir de fevereiro.

Como um carro antigo que enfrentou um terreno difícil e volta a ser ligado após um período na garagem, o hospital passa por uma fase de avaliações em salas e equipamentos. Em dezembro, 900 quilos de explosivos puseram abaixo a estrutura da Ala Sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). O prédio de 13 andares, erguido na década de 1950 e jamais concluído, era conhecido como “perna seca”.

Em 21 de junho do ano passado, a Defesa Civil condenou o prédio após a ruptura em dois pilares da Ala Sul.  A UFRJ optou pela implosão, pois, além de mais rápida, custou cinco vezes menos que a demolição manual. De acordo com o presidente do Comitê Técnico do Plano Diretor 2020 da UFRJ, arquiteto Pablo Benetti, serão necessários aproximadamente entre quatro a seis meses para remover os escombros e a universidade ainda vai realizar  licitação para escolher a empresa responsável pela das 120 mil toneladas de concreto e ferragens.