• Edição 248
  • 04 de fevereiro de 2011

Agenda

Até 4 de fevereiro

Concurso para professor substituto


Vai até sexta-feira (4/2) o prazo para inscrição no processo seletivo que a UFRJ promove para o cargo de professor substituto nos departamentos de Clínica Médica (Semiologia e Fisioterapia) e Pediatria no Centro de Ciências da Saúde (CCS). No total, há oito vagas para contratação temporária até o fim deste ano. A jornada de trabalho é de 20 horas semanais.

O processo seletivo será realizado em duas etapas. A primeira constará de análise de Curriculum Vitae, sendo eliminatória. Depois, os classificados farão duas de três tipos de provas (escrita, didática ou prática), que têm caráter eliminatório. Informações sobre os pré-requisitos e a inscrição estão disponíveis no edital. Dúvidas adicionais podem ser esclarecidas nos telefones 2590-4891 (Pediatria), 2562-2223 (Fisio) e 2562-2708 ou 2270-2770 (Semiologia).

 


5 de fevereiro

Casa da Ciência exibe "Videodrome", de Cronenberg


O “Cineclube Ciência em Foco”, evento produzido pela Casa da Ciência da UFRJ, exibe, no dia 5 de fevereiro, às 16h, Videodrome (Canadá, 1983, 87min), de David Cronenberg. Após a sessão, será realizada a palestra “A visão remota: psiônica, dromoscopia e neuropolíticas”, ministrada por Tadeu Capistrano, professor de Teoria da Imagem da Escola de Belas Artes (EBA) da UFRJ.

O evento mensal realiza todo o primeiro sábado do mês uma sessão de cinema seguida de debate. O objetivo é estimular a produção e circulação de novas ideias. A Casa da Ciência está localizada na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca e a classificação etária é de 16 anos. Mais informações no blog do cineclube: cineclubecienciaemfoco.blogspot.com.

 

 


8 de fevereiro

Exposição “Sensações do Passado Geológico da Terra”


A Casa da Ciência da UFRJ, em parceria com o Departamento de Geologia da UFRJ, apresenta a exposição “Sensações do Passado Geológico da Terra”, de 8 de fevereiro a 15 de maio. A exposição estará aberta à visitação, de terça a sexta, das 9h às 20h, e aos sábados, domingos e feriados, de 10h às 20h.

Os visitantes terão a possibilidade de conhecer os grandes eventos de transformação do planeta ao experimentar as sensações de um terremoto, acompanhar a evolução do homem, tocar em rochas de bilhões de anos, entre outras atrações. Além disso, serão oferecidas atividades paralelas, como Laboratório Sensorial, “contação” de histórias e cineclube. A exposição oferece também atividades especiais para escolas do Ensino Médio e professores.

A Casa da Ciência está localizada na Rua Lauro Muller, 3, Botafogo. A entrada é franca com distribuição de senhas no local. Mais informações sobre as atividades paralelas ou agendamento antecipado podem ser obtidas no flyer do evento.

 


25 de fevereiro

Curso de Pós-graduação no Instituto de Biologia


Até 25/02, o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio Janeiro (IB-UFRJ) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação e Ciências Biológicas Modalidade de Biodiversidade e Biologia Evolutiva (PPGBBE). O objetivo é formar profissionais qualificados, nos graus acadêmicos de Mestre e Doutor, para o exercício de atividades de pesquisa e magistério superior nos campos das Ciências Biológicas.

O Edital de seleção e outras informações estão disponíveis no site http://www.biologia.ufrj.br/ppgbbe/. Os interessados devem inscrever-se na secretaria do PPGBBE, prédio do CCS, Bloco A, sala A1-050, Cidade Universitária. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h. 


10 de março

Estágio de Doutorado no Exterior – FAPERJ


Em 10 março, iniciam-se as inscrições para o segundo período do Programa de Estágio de Doutorando no Exterior (agosto/dezembro de 2011), organizado pela Faperj. As bolsas oferecidas abrangerão  diversas áreas do conhecimento e serão concedidas juntamente com auxílio instalação e seguro saúde, destinados a contribuir para a manutenção do bolsista durante o período de estágio (de quatro a 12 meses).

As bolsas destinam-se a doutorandos, com desempenho acadêmico satisfatório, matriculados em programas de pós-graduação sediados no estado do Rio de Janeiro reconhecidos pela Capes, que necessitem desenvolver no exterior parte da pesquisa relacionada aos seus trabalhos de tese, a ser defendidas no Brasil.

O candidato à bolsa deverá acessar o sistema inFaperj para fazer a solicitação on-line, no  período de 10 de março a 24 de abril. Mais informações, no edital.  (http://www.biof.ufrj.br/sites/default/files/imce/common/doutorado_sanduiche-faperj.pdf).

 


Até 21 de março

Curso de Especialização em Neurociências e Atividade Física no Rio de Janeiro


O Instituto de Neurociências Aplicadas (INA) promove junto à Universidade Católica de Petrópolis o Curso Lato Sensu de Especialização em Neurociências e Atividade Física. Direcionado a profissionais da área da saúde, esporte e atividade física, o curso terá como temas a Neuroplasticidade na Atividade Física, Cognição e Atividade Física, Metodologia de Ensino e Pesquisa, entre outros.

As vagas são limitadas. Os interessados devem inscrever-se até o dia 21 de março, através de envio de carta com os requisitos necessários para o endereço: Rua Paula Brito, 350/1102, Andaraí, Rio de Janeiro.
O curso começa em 22 de março, na Rua Miguel Pereira,  17, Humaitá, RJ, às 18h30. Mais informações através dos telefones (21) 30237303/ (21) 77061849 ou no site www.neurocienciasaplicadas.com.br.


23 de março

Simpósio Fronteiras em Biologia Celular


A Sociedade Brasileira de Biologia Celular, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PCM/UFRJ) e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) promovem, em 23 e 24 de março de 2011, o Simpósio “Fronteiras em Biologia Celular”, no campus da UFRJ em Macaé.

Importantes cientistas do Brasil nas áreas de Biologia Celular, do Desenvolvimento, Neurobiologia e Bioquímica estarão presentes, incluindo docentes do PCM e ICB (UFRJ) e de outros importantes programas de Pós-Graduação nacionais.

As inscrições são gratuitas e limitadas. A organização do evento disponibilizará dois ônibus para levar os inscritos da Cidade Universitária (CCS) para Macaé. Os interresados devem enviar um e-mail para o endereço: frontbiocelmacae@gmail.com. Mais informações, no blog do evento: http://frontbiocelmacae.blogspot.com/.


Até 24 de março

Inscrições abertas para o III Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva


Sob o título “Eventos Adversos em Pacientes Críticos - Um Desafio para Equipe de Enfermagem”, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro promove, de 29 a 30 de março, o “III Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva”. Produzido pelos residentes e pela chefia do CTI geral do HUPE, o evento ocorrerá no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), das 8h às 17h.

Direcionado a auxiliares, técnicos e acadêmicos de Enfermagem e enfermeiros, o objetivo do curso é discutir e atualizar os profissionais de área acerca da problemática dos eventos adversos na Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, pretende colaborar para a construção de conhecimentos específicos relacionados ao cuidado do cliente em estado grave.

As inscrições vão até 24 de março, as vagas são limitadas. O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) fica no Boulevard 28 de setembro,  77, Vila Isabel. Para maiores informações acesse o site: http://www.cepuerj.uerj.br/eventos/III_simposio_enf_2011/III_simposio_enf_2011.aspx.


30 de março

II Semináro Educação, Diversidade e Sexulalidade


A Universidade Federal do Rio de Janeiro promove, em 30 e 31 de março e 01 de abril, a segunda edição do “Seminário Educação, Sexualidade Gênero e Diversidade”. O evento será voltado exclusivamente para representantes de secretarias de educação, de programas e projetos governamentais e membros de organizações da sociedade civil que trabalham no campo da diversidade, direitos humanos, direitos sexuais, sexualidade e gênero.

Durante o evento, temas como discriminação, violência, sexismo e heteronormatividade, legislação e políticas públicas serão discutidos. Para saber mais sobre essa iniciativa e inscrever-se, visite o site do programa: www.diversidade.papocabeca.me.ufrj.br.
As inscrições para o seminário são gratuitas e representantes de organizações da sociedade civil de fora da área metropolitana poderão receber apoio para transporte e hospedagem.


Até 31 de março

Terceiro Prêmio PG de Medicina


O Instituto Paulo Gontijo recebe até o dia 31 de março inscrições para o “3º Prêmio PG de Medicina”, que será disputado por pesquisadores da área de Esclerose Lateral Amiotrófica em todo o mundo.

Com o objetivo de incentivar e propagar a ciência, a ONG Instituto Paulo Gontijo promove, desde 2005, um canal de comunicação sobre Esclerose Lateral Amiotrófica e gerencia atividades de apoio à ciência e à pesquisa na área.

A pesquisa premiada será divulgada durante o “22º Simpósio Internacional ELA/Doença do Neurônio Motor”, que ocorre na cidade de Sidney, na Austrália.

Os interessados devem consultar mais informações através do site do Instituto: www.ipg.org.br.