• Edição 249
  • 18 de fevereiro de 2011

Agenda

Into e UFRJ recrutam voluntários para o projeto Osteoprev


O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into) e a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) estão convocando 400 pacientes (homens e mulheres), acima de 60 anos, com osteoporose diagnosticada, para ser voluntário no projeto Osteoprev.
O estudo visa a comparar a eficácia de quatro medicamentos já disponíveis no mercado nacional para tratar a doença e analisar a eficácia do tratamento com diferentes medicações.

Os voluntários receberão as drogas e acompanhamento médico, gratuitamente, durante o estudo. Os que ingressarem na pesquisa serão submetidos periodicamente a exames de imagem (radiografia, densiometria e tomografia óssea) e de sangue.
Para saber mais e participar do projeto, visite o link.

 


 

Abertas inscrições para bolsas de estudo na Espanha


A Fundação Carolina, na Espanha, oferece vagas para bolsa de estudo em pós-doutorado, doutorado, pós-graduação e formação permanente de professores, somando um total de 1.645 postos.

Profissionais de qualquer país ibero-americano podem ser candidatar às vagas distribuídas entre 1.092 de pós-graduação, 248 de doutorado e curso de pós-doutorado de curta duração e 252 de formação permanente de professores. Alguns países da América Latina têm prioridade no programa.
Os interessados devem atentar para os prazos. Inscrições para pós-graduação terminam no próximo dia 1º de março, já os cursos de doutorado até 19 de abril e formação permanente até 4 de setembro.

O cadastro deve ser realizado através do site da fundação: www.fundacioncarolina.es.

 

 


Até 24 de fevereiro

Concurso para professor titular do ICB


O Instituto de Ciências Biomédicas (ICB-UFRJ) está com inscrições abertas para concurso na categoria de professor titular. A vaga é única para essa unidade, e os interessados devem solicitar inscrição, até 24 de fevereiro, mediante requerimento, acompanhado da documentação exigida (ver edital).

As inscrições podem ser realizadas via postal, pela internet ou no Gabinete do Instituto de Ciências Biomédica (ICB), localizado no prédio do CCS (bloco K, 2° andar, sala 35), das 9h às 16h.

Informações sobre pré-requisitos, isenção do pagamento da taxa de inscrição, documentação exigida e processo seletivo, no site do ICB.

O Centro de Ciências e Saúde (CCS) fica na Avenida Carlos Chagas, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.

 


25 de fevereiro

Curso de Pós-graduação no Instituto de Biologia


Até 25/02, o Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio Janeiro (IB-UFRJ) está com inscrições abertas para o Programa de Pós-Graduação e Ciências Biológicas Modalidade de Biodiversidade e Biologia Evolutiva (PPGBBE). O objetivo é formar profissionais qualificados, nos graus acadêmicos de Mestre e Doutor, para o exercício de atividades de pesquisa e magistério superior nos campos das Ciências Biológicas.

O Edital de seleção e outras informações estão disponíveis no site http://www.biologia.ufrj.br/ppgbbe/. Os interessados devem inscrever-se na secretaria do PPGBBE, prédio do CCS, Bloco A, sala A1-050, Cidade Universitária. O horário de atendimento é de terça a sexta-feira, das 10h às 13h e das 14h às 16h. 


25 de fevereiro

Tamborzada no teatro


A companhia Folclórica da UFRJ apresenta, nos próximos dias 25, 26 e 27 de fevereiro, o espetáculo Tamborzada no Rio de Janeiro.

O evento é parte do Projeto Danças Negras e tem o apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro e das Pró-Reitorias de Extensão e Planejamento da UFRJ.

A apresentação ocorre a partir das 19 horas, no Teatro Cacilda Becker, na Rua do Catete, 338. Largo do Machado.
Mais informações: 2265-9933.


10 de março

Estágio de Doutorado no Exterior – FAPERJ


Em 10 março, iniciam-se as inscrições para o segundo período do Programa de Estágio de Doutorando no Exterior (agosto/dezembro de 2011), organizado pela Faperj. As bolsas oferecidas abrangerão  diversas áreas do conhecimento e serão concedidas juntamente com auxílio instalação e seguro saúde, destinados a contribuir para a manutenção do bolsista durante o período de estágio (de quatro a 12 meses).

As bolsas destinam-se a doutorandos, com desempenho acadêmico satisfatório, matriculados em programas de pós-graduação sediados no estado do Rio de Janeiro reconhecidos pela Capes, que necessitem desenvolver no exterior parte da pesquisa relacionada aos seus trabalhos de tese, a ser defendidas no Brasil.

O candidato à bolsa deverá acessar o sistema inFaperj para fazer a solicitação on-line, no  período de 10 de março a 24 de abril. Mais informações, no edital.  (http://www.biof.ufrj.br/sites/default/files/imce/common/doutorado_sanduiche-faperj.pdf).

 


14 de março

II Semana do Cérebro – Desvendando a Memória


O Ciências e Cognição – Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências (CeC-NuDCEN, IBCCF/UFRJ) promove entre os dias 14 e 19 de março a “II Semana do Cérebro”, evento cadastrado no calendário internacional da Brain Awareness Week, com apoio institucional da Dana Foundation e da Society for Neuroscience (SfN).

O encontro, que conta com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), da Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Organização Ciências e Cognição (OCC), tem como principal objetivo divulgar e disseminar conhecimentos sobre neurociências.

A Semana oferece atividades para todo tipo de público, desde estudantes do ensino fundamental, médio ou superior a profissionais da área de neurociências e interessados no assunto.

Os participantes poderão visitar exposições e exibições de filmes, além de participar de laboratórios, debates, seminários, entre outros.

A “II Semana do Cérebro” ocorre das 9 às 17 horas, na Casa da Ciência da UFRJ, localizada na Avenida Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro.

Os interessados devem consultar mais informações no site do evento: www.cienciaecognicao.org.

 


16 de março

III Seminário Ciências e Cognição e I Encontro Fronteiras e Cognição


Entre os dias 16 e 18 de março, a Casa da Ciência da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) recebe o “III Seminário Ciências e Cognição” e “I Encontro Fronteiras e Cognição” com a presença de diversos especialistas brasileiros e norte-americanos envolvidos com ensino e pesquisa.
O encontro faz parte da “II Semana do Cérebro” e aborda temas como Construções cognitivas e linguagem, Neurobiologia da aprendizagem e Memória. O objetivo é promover discussão e atualização acadêmica sobre temas atuais em neuroeducação.
Os interessados devem se inscrever através do site http://www.cienciasecognicao.org/seminario/seminario.htm.
A Casa da Ciência fica na Avenida Lauro Müller, 3, Botafogo, Rio de Janeiro.


Até 21 de março

Curso de Especialização em Neurociências e Atividade Física no Rio de Janeiro


O Instituto de Neurociências Aplicadas (INA) promove junto à Universidade Católica de Petrópolis o Curso Lato Sensu de Especialização em Neurociências e Atividade Física. Direcionado a profissionais da área da saúde, esporte e atividade física, o curso terá como temas a Neuroplasticidade na Atividade Física, Cognição e Atividade Física, Metodologia de Ensino e Pesquisa, entre outros.

As vagas são limitadas. Os interessados devem inscrever-se até o dia 21 de março, através de envio de carta com os requisitos necessários para o endereço: Rua Paula Brito, 350/1102, Andaraí, Rio de Janeiro.
O curso começa em 22 de março, na Rua Miguel Pereira,  17, Humaitá, RJ, às 18h30. Mais informações através dos telefones (21) 30237303/ (21) 77061849 ou no site www.neurocienciasaplicadas.com.br.


23 de março

Simpósio Fronteiras em Biologia Celular


A Sociedade Brasileira de Biologia Celular, o Programa de Pós-Graduação em Ciências Morfológicas (PCM/UFRJ) e o Instituto de Ciências Biomédicas (ICB/UFRJ) promovem, em 23 e 24 de março de 2011, o Simpósio “Fronteiras em Biologia Celular”, no campus da UFRJ em Macaé.

Importantes cientistas do Brasil nas áreas de Biologia Celular, do Desenvolvimento, Neurobiologia e Bioquímica estarão presentes, incluindo docentes do PCM e ICB (UFRJ) e de outros importantes programas de Pós-Graduação nacionais.

As inscrições são gratuitas e limitadas. A organização do evento disponibilizará dois ônibus para levar os inscritos da Cidade Universitária (CCS) para Macaé. Os interresados devem enviar um e-mail para o endereço: frontbiocelmacae@gmail.com. Mais informações, no blog do evento: http://frontbiocelmacae.blogspot.com/.


Até 24 de março

Inscrições abertas para o III Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva


Sob o título “Eventos Adversos em Pacientes Críticos - Um Desafio para Equipe de Enfermagem”, a Universidade do Estado do Rio de Janeiro promove, de 29 a 30 de março, o “III Simpósio de Enfermagem em Terapia Intensiva”. Produzido pelos residentes e pela chefia do CTI geral do HUPE, o evento ocorrerá no Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE), das 8h às 17h.

Direcionado a auxiliares, técnicos e acadêmicos de Enfermagem e enfermeiros, o objetivo do curso é discutir e atualizar os profissionais de área acerca da problemática dos eventos adversos na Unidade de Terapia Intensiva. Além disso, pretende colaborar para a construção de conhecimentos específicos relacionados ao cuidado do cliente em estado grave.

As inscrições vão até 24 de março, as vagas são limitadas. O Hospital Universitário Pedro Ernesto (HUPE) fica no Boulevard 28 de setembro,  77, Vila Isabel. Para maiores informações acesse o site: http://www.cepuerj.uerj.br/eventos/III_simposio_enf_2011/III_simposio_enf_2011.aspx.


25 de março

Inscrições para o Comunidança 2011/1


O projeto Comunidança, do Departamento de Arte Corporal da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD) da UFRJ, em 25 de março, abrirá inscrições para o primeiro semestre de 2011. O projeto oferece aulas de samba, forró, zouk, hip hop e dança de ventre gratuitamente, e a inscrição é aberta ao público.

As aulas acontecem de segunda a sexta, nas salas de dança da EEFD, e horário é único, de 12h às 13h. Para os que desejam conhecer os professores e ter uma prévia de como serão as aulas, em 23 de março (quarta-feira), haverá uma aula inaugural na própria Escola de Educação Física e Desportos.

A EEFD fica na Avenida Carlos Chagas, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro


Até 30 de março

Inscrições abertas para o Pibic


O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic) está com inscrições abertas para o Edital 2011/2012. Os projetos deverão ser submetidos eletronicamente até o dia 30 de março, através do link https://sistemas.uff.br/pibic. Os que já possuem projetos em vigência, também, devem respeitar esse prazo para enviar o relatório parcial.

O Pibic é financiado pelo CNPq ou pela Universidade Federal Fluminense. Voltado para o aluno de graduação, tem como principais objetivos despertar a vocação científica e incentivar talentos potenciais entre estudantes de graduação universitária, mediante participação em projeto de pesquisa, orientados por pesquisador qualificado, com vistas à continuidade de sua formação, de modo particular na pós-graduação.

Para mais informações, visite o site //sistemas.uff.br/pibic.


Até 31 de março

Terceiro Prêmio PG de Medicina


O Instituto Paulo Gontijo recebe até o dia 31 de março inscrições para o “3º Prêmio PG de Medicina”, que será disputado por pesquisadores da área de Esclerose Lateral Amiotrófica em todo o mundo.

Com o objetivo de incentivar e propagar a ciência, a ONG Instituto Paulo Gontijo promove, desde 2005, um canal de comunicação sobre Esclerose Lateral Amiotrófica e gerencia atividades de apoio à ciência e à pesquisa na área.

A pesquisa premiada será divulgada durante o “22º Simpósio Internacional ELA/Doença do Neurônio Motor”, que ocorre na cidade de Sidney, na Austrália.

Os interessados devem consultar mais informações através do site do Instituto: www.ipg.org.br.