• Edição 254
  • 07 de abril de 2011

Agenda

 
8 de abril

Palestra sobre Perda de visão na idade adulta


O Instituto de Psiquiatria da UFRJ (Ipub/UFRJ) realiza no dia 08 de abril a palestra “A perda da visão na idade adulta e a construção de caminhos de superação: uma discussão baseada na antropologia filosófica”.

O evento, que acontece no Auditório Leme Lopes, no Ipub/UFRJ (Av. Venceslau Brás, 71, Fundos), será ministrado pela professora Cristina Barros Medeiros (FioCruz).

 


15 de abril

Inscrições para o seminário “Crack: Construindo um Consenso”


O Conselho Federal de Medicina (CFM) intensificará a discussão sobre a luta contra o crack. Em 19 de abril, acontece na sede da entidade, em Brasília, o seminário “Crack: Construindo um Consenso”, durante o qual devem ser formuladas as bases de protocolo de assistência integral ao dependente.

O encontro é direcionado aos profissionais da saúde, especialmente médicos, psicólogos e assistentes sociais. O objetivo da conferência é estimular o debate e a tomada de ações concretas focadas na assistência dos usuários da droga e na construção de uma política de capacitação de médicos e de outros profissionais da saúde para o enfrentamento do problema.

Para participar, os interessados podem enviar seus dados (nome, profissão, instituição a qual está vinculada, telefone e e-mail) para o seguinte endereço eletrônico: eventos@portalmedico.org.br. As inscrições podem ser encaminhadas até o dia 15 de abril.


15 de abril

Redução volumétrica do cerebelo e manifestações neuropsiquiátricas


O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) promove, em 6 de abril, a conferência “Organizações em redes metabólicas: ciclos na distribuição de fluxos", a ser ministrada pelo dr. Marcelo Trindade dos Santos, do Laboratório Nacional de Computação Científica do Ministério da Ciência e Tecnologia (LNCC/MCT).

A palestra faz parte de um programa de conferências realizadas pelo IBCCF que acontecem às quartas-feiras, às 12h, no auditório do Instituto, na sala G1-022. Visite a programação no site.

O Instituto de Biofísica Carlos Chagas Filho (IBCCF) fica no Centro de Ciências da Saúde (Bloco G - 1º andar), localizado na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.


15 de abril

Inauguração de novas instalações no Mast


O prédio para Pesquisa e Preservação do Patrimônio Histórico Brasileiro de Ciência e Tecnologia do Museu de Astronomia e Ciências Afins (Mast/MCT) ganha novas instalações. Em 15 de abril, será reinaugurado o Laboratório de Conservação e Restauração de Papel (Lapel), responsável por todo trabalho de tratamento, restauração e conservação de documentos em papel do Museu.

Segundo Alessandro Wagner, historiador e conservador do Lapel, as mudanças no laboratório são enormes, com ganho de espaço para os pesquisadores e máquinas, que não eram utilizadas por estarem em um local muito pequeno. “Agora, vamos poder ativar a máquina reenfibradora de papel, a mesa de sucção e a capela de exaustão”.


O evento é aberto ao público e, sob o tema “O Mast e suas novas perspectivas em conservação e restauração”, a programação conta com palestras relacionadas à manutenção de patrimônio cultural e sua conservação. Além disso, ocorrerá a entrega de todo acervo da Associação Brasileira de Conservadores-Restauradores de Bens Culturais (Abracor) ao Museu.

O Mast fica na Rua Gal Bruce, 586, no bairro Imperial de São Cristóvão, Rio de Janeiro. Mais informações no telefone (21) 3514-5200.



25 de abril

ICB promove disciplina aberta à comunidade

O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ (ICB) promove, no período de 25 de abril a 2 de maio, a disciplina “Bioética, Biossegurança e Boas Práticas com animais em experimentação”. A disciplina é de 30 horas (dois créditos) e aberta à comunidade, mas direcionada a alunos de pós-graduação, de iniciação científica, técnicos de laboratório e docentes.

Organizada pelos professores Luiz Eurico Nasciutti (ICB - UFRJ), Sônia Soares Costa (Núcleo de Pesquisa de Produtos Naturais-UFRJ), Marcelo Morales (IBCCF - UFRJ) e Helena Keiko Toma (Faculdade de Farmácia- UFRJ), a disciplina será ministrada em forma de palestras, que ocorrem das 9h às 17h, por professores convidados.


Os interessados devem comparecer à secretaria de Pós-Graduação do Instituto de Ciências Biomédicas, localizada no prédio do CCS - UFRJ (bloco K, Sala K2-035), para cadastrar nome e e-mail na lista de presença. Ao final do curso, os participantes receberão um certificado. Mais informações no telefone: (21)2562-6480.