• Edição 254
  • 07 de abril de 2011

Microscópio

Controle de animais em laboratório é tema de disciplina na Pós-graduação

Luana Severiano

 

O uso de animais em experimentos é um assunto complexo, envolto, na maioria das vezes, em discussões que mesclam a necessidade de avanço em pesquisas com eficácia comprovada. O poder do ser humano sobre os outros animais e a ética mobilizam não somente a comunidade científica, como também a opinião pública.

A fim de conscientizar alunos e pesquisadores sobre os cuidados, limites e riscos desse tipo de estudo, o Instituto de Ciências Biomédicas, em conjunto com a Comissão de Biossegurança do CCS, a Comissão de Ética do Uso com Animais do CCS e de representantes da Faculdade de Farmácia, criou a disciplina de Pós-graduação Bioética, Biossegurança e boas práticas com animais em experimentação.

A ideia do curso, segundo o professor Luiz Eurico Nasciutti, coordenador da disciplina, surgiu da necessidade e da demanda dos alunos em conhecer os princípios gerais de bioética, de biossegurança e das práticas de experimentação animal no desenvolvimento de seus trabalhos de tese e, principalmente, na aprendizagem de uma vivência correta e segura em seus laboratórios de pesquisa.
 
A disciplina, inicialmente, registrada nos dois Programas de Pós-graduação do ICB, Ciências Morfológicas e Farmacologia e Química Medicinal, posteriormente, também foi integrada aos Programas de Pós-graduação dos Institutos de Biofísica Carlos Chagas Filho, de Bioquímica Médica e de Microbiologia Paulo de Góes.


Sem pré-requisitos, a disciplina embora tenha sido criada visando a atender, basicamente, alunos de pós-graduação, o público-alvo tem sido constituído de alunos de pós-gradução, iniciação científica de todo CCS, de técnicos de laboratório e até mesmo de professores, assume o professor Luiz Eurico.

A expectativa, segundo Nasciutti, é que o número de inscritos mantenha-se, variando entre 150 a 200 pessoas. Além disso, ele declara: “Nosso principal objetivo é que os conceitos apresentados e discutidos possam ser aplicados por todos que desenvolvem um trabalho de pesquisa, e que todos possam funcionar como multiplicadores destes conceitos”. 


A disciplina

Pela primeira vez, desde sua criação, no início do ano passado, a disciplina vai ser ministrada em forma de palestras. Concentrada em uma semana, de 25 de abril a 2 maio, o curso está divido em 3 módulos (Bioética, Biossegurança e Boas Práticas com Animais em Experimentação) e as conferências serão ministradas por professores da UFRJ (Maria Fernanda Quintela- Decana do CCS, Hector Barrabin-IBqM, Paulo Mello-ICB) e por especialistas convidados exclusivamente para este fim.

A disciplina pretende abordar as principais questões relacionadas ao uso de animais em experimentação, como Biossegurança com animais: da manipulação ao descarte, contenção, manipulação, administração de drogas e anestesia; cuidados pré e pós-cirúrgicos, cuidados com animais e biossegurança em biotério; biossegurança com organismos geneticamente modificados: condições básicas no ambiente de pesquisa, técnicas, planejamento e bioterismo; controle sanitário, métodos alternativos à experimentação: mito ou verdade e riscos à saúde causados por animais.


A aprovação na disciplina que possui carga horária de 30h e a obtenção dos créditos (dois) dependem da frequência e de uma avaliação que ocorre no último dia de aula. “Consideramos de fundamental importância que os alunos sejam avaliados sobre os principais conceitos apresentados nos três módulos”, ressalta Luiz Eurico Nasciutti, coordenador do curso.