• Edição 256
  • 20 de abril de 2011

Notícias da Semana

Pesquisa desenvolvida no DIP ganha prêmio na Angola

Priscila Viana

Uma pesquisa desenvolvida no serviço de Doenças Infecciosas e Parasitárias (DIP) do HUCFF rendeu o primeiro lugar no prêmio Investigação Biomédica da Ordem dos Médicos de Angola (ORMED). O estudo foi pioneiro na monitorizarão da epidemiologia molecular do Plasmodium falciparum (microorganismo que causa a malária), onde 95 amostras foram sequenciadas.

“Ao contrário do que normalmente se encontra na África, observamos uma baixa frequência das mutações nos genes pfmdr1 e pfcrt”, conclui doutor Luis Filipe Borges, responsável pela pesquisa e ganhador do prêmio. As amostras foram coletadas em voluntários angolanos e estudadas nos laboratórios do HUCFF, durante a pesquisa de mestrado de Luis Felipe sob a orientação dos professores Mariano Zalis e Guilherme Santoro Lopes.


Os dados foram coletados antes e durante a inclusão de uma medicação mais forte para o tratamento. O ideal é que ocorram estes ensaios pelo menos duas vezes ao ano para avaliar possíveis mutações e, assim, possibilitar mudanças terapêuticas. A malária é a principal causa de morbidade na Angola, o pais é endêmico e afeta todos os grupos etários, sendo mais grave em crianças menores de 5 anos e mulheres grávidas. Até o momento não havia estudos visando à análise dos genes relacionados com a resistência as drogas anti-maláricas.