• Edição 256
  • 20 de abril de 2011

Cidade Universitária

Entulho do HU será doado à Cruz Vermelha

Bruno Franco

A Cruz Vermelha Brasileira solicitou à Reitoria da UFRJ a doação dos bens inservíveis, resultantes da implosão da ala sul do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF). Na sexta-feira, 15 de abril, o coordenador do Centro, da Prefeitura Universitária, Paulo Ripper confirmou que a UFRJ doará à Cruz Vermelha a totalidade do material pedido.

Após a implosão, realizada em dezembro do ano passado, a universidade recebeu diversas solicitações em relação ao entulho resultante da operação, mas estas demandavam o material já beneficiado. A Cruz Vermelha solicitou o material em seu estado bruto e a retirada das doações será feita por conta da própria organização e de seu suporte operacional.

São 55 mil metros quadrados de materiais, como metais ferrosos e não ferrosos, equipamentos danificados e sucata. O prazo previsto para a limpeza total do terreno é de 180 dias. A Cruz Vermelha atualmente desenvolve grandes projetos, que podem ser beneficiados pela doação, como a restauração do prédio da Cruz Vermelha Brasileira, a criação de um hospital em seu interior, a implantação de um centro de capacitação e qualificação na área de enfermagem e a implantação do projeto Cruz Vermelha nas comunidades carentes da cidade do Rio de Janeiro.