• Edição 258
  • 05 de maio de 2011

Cidade Universitária

Módulos habitacionais substituem salas de aula na próxima semana

Sidney Coutinho

A Prefeitura da Cidade Universitária prevê para o final da próxima semana a entrega dos módulos habitacionais que serão utilizados como salas de aula dos cursos de Serviço Social, Psicologia, Biblioteconomia, Economia e Administração e Ciências Contábeis da Praia Vermelha. As aulas estão interrompidas desde que uma parte do forro do anexo da Escola de Serviço Social cedeu, prejudicando cerca de 2 mil alunos.

De acordo com o vice-prefeito Ivan Carmo, serão dez salas de aula e dois banheiros, um masculino e outro feminino com sete sanitários cada um, que terão uma taxa de ocupação de 100% por seis meses, enquanto são concluídas as obras de recuperação do prédio. “Há um corredor que divide duas alas de salas de aula, cinco de cada lado. Elas serão ocupadas conforme o número de estudantes, já que as unidades têm 44m2 e 58,8 m2”, informou o vice-prefeito.

Com tratamento acústico, iluminação e temperatura em torno de 23º Celsius, os módulos habitacionais são ideais para situações emergências de reformas e obras. Ivan Carmo descartou a possibilidade de o temporário se tornar permanente, já que existe um contrato de locação previsto apenas por seis meses com a empresa Novo Horizonte Jacarepaguá (NHJ) e as obras de recuperação serão realizadas em caráter emergencial.

Vários órgãos públicos e empresas privadas utilizam os módulos habitacionais tanto para instalações definitivas como para utilização provisória. Diferentes de containeres, os módulos têm estrutura flexível e são compostos de painéis de poliuretano com espessura de 40 milímetros. Além de climatizados, os equipamentos da NHJ são fáceis de serem montados. O prazo de entrega previsto é a próxima segunda-feira, quando serão iniciados retoques finais para conforto dos usuários.

Em todos os acessos, a Prefeitura da Cidade Universitária realiza melhorias nos conjuntos de iluminação, já que os módulos atenderão também os estudantes dos cursos noturnos. A coordenadora do campus da Praia Vermelha, Márcia Affonso, acredita que os alunos se surpreenderão positivamente. “Muitas pessoas pedem que os contêineres provisórios usados como banheiros após o incêndio do Palácio Universitário se tornem permanentes. Imagine como será nos módulos habitacionais, que têm toda uma tecnologia em iluminação, acústica e climatização para conforto dos usuários”, assegurou ela.