• Edição 260
  • 19 de maio de 2011

Agenda

20 de maio

9ª semana de Museus no Espaço Memorial Carlos Chagas Filho


Em celebração à 9ª Semana de Museus, em 20 de maio, a Coordenação de Extensão do Instituto de Biofisica Carlos Chagas Filho (Cate/UFRJ) promove uma mesa-redonda no Espaço Memorial Carlos Chagas Filho, do Instituto de Biofísica da UFRJ, sob tema “Instituições de Memória–UFRJ”.

O evento conta com a presença do dr. Olaf Malm (EMCCF), dr. Robson Coutinho (Espaço Ciencia Viva), dra. Carla Dias (Museu Dom João VI), da mestra Patricia Greco (Museu de Geodiversidade) e mestra Eliane Ezagui Frenkel (Museu Nacional).

O Espaço Memorial Carlos Chagas Filho fica no bloco G (Instituto de Biofísca), do Centro de Ciências e Saúde (CCS) da UFRJ, Cidade Universitária. Informações em 2562-6645 – 2562-6721 (ramal 6645).

 


20 de maio

III Ciclo de Palestras - Alimentos Funcionais e Estética

O Instituto de Nutrição Josué de Castro (INJC/UFRJ) abre inscrições para o “III Ciclo de Palestras - Alimentos Funcionais e Estética”. Coordenado pela professora Eliane Fialho, o evento acontece em 20 de maio, das 8h às 17h, e conta com cinco palestras: “As bases ideológicas da imortalidade e a busca pela eterna juventude”; “Alimentos funcionais e estética: ação dos nutricosméticos”; “O uso da soja: sob a pele ou sobre a pele?”; “Nutrição estética: um novo segmento de mercado para o nutricionista”; “Fitoterápicos: quando utilizar na estética?”.


Os interessados devem inscrever-se pelo site http://www.ciclofuncionais.hd1.com.br/. O evento acontece no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), localizado no subsolo do prédio do Centro de Ciência e Saúde (CCS) da UFRJ, na Cidade Universitária.

 


24 de maio

Comemoração do Dia do trabalhador no CCS


A Caixa Assistencial Universitária do Rio de Janeiro (Caurj), o Sindicato dos Trabalhadores em educação da UFRJ (Sintufrj) e a Divisão de Saúde do Trabalhador (DVST/PR-4) promovem durante o mês de maio uma série de atividades em comemoração ao dia do trabalhador nos campi da Praia Vermelha e Cidade Universitária, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Em 24 de maio, “O Dia do Trabalhador” chega ao Centro de Ciências e Saúde com a Oficina de Glicemia Capilar, Hipertensão Arterial, DST/Aids e do IDT, que ocorre no Bloco L, de 9h30 às 11h30, e a palestra “Saúde do Homem”, no auditório da Biblioteca do CCS, de 13h às 16h.  Os eventos são gratuitos e o CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.

 


25 de maio

Fórum sobre mestrados profissionais em Enfermagem


A Universidade Federal Fluminense, em parceria com a Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação, realiza, entre 25 e 27 de maio, o “1º Fórum de Integração dos Mestrados Profissionais em Enfermagem”, para discutir questões como as especificidades dos mestrados profissionais, os perfis dos candidatos, formas de financiamento, modalidades de trabalho final do curso e a avaliação pela Capes.

Durante o evento, ocorrerá, ainda, a “1ª Mostra de Trabalhos/Produtos dos Mestrados Profissionais de Enfermagem”. Para participar, os interessados devem inscrever-se até o dia 24 de maio na Escola de Enfermagem, Rua doutor Celestino, 74, 6º andar, Centro, das 9h às 16h. Informações no site



26 de maio

III Congresso de Pediatria da UFRJ


O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira, em conjunto com o Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da UFRJ, promove, entre 26 e 28 de maio, o “III Congresso de Pediatria da UFRJ” e “I Encontro Multidisciplinar em Pediatria da UFRJ”. 

O tema central do congresso é “A integralidade no cuidado. Promovendo o futuro”, com foco em crianças e adolescentes. Apresentado por reconhecidos especialistas, o evento terá abrangência nacional e reunirá 1.000 participantes, entre renomados pediatras e demais profissionais de saúde. Informações e inscrições no site: www.nytyeventos.com.br/pediatriaUFRJ.

 


26 de maio

Palestra sobre meditação e ética


O Instituto de Microbiologia Paulo de Góes (IMPPG) apresenta, no dia 26 de Maio, a palestra ”A meditação e a ética” como próximo tema do “IMPPG em ação”. A palestra será ministrada pelo professor Almir Menezes, da Escola de Educação Física e Desportos da UFRJ (EEFD/UFRJ).

O tema aborda a prática milenar de meditação por monges budistas aplicada ultimamente como método complementar no tratamento de patologias e desgastes mentais, a citar depressão, estresse e ansiedade. A prática budista é tambem utilizada para reavaliar valores éticos e morais dos indivíduos.

O evento acontece das 12h às 13h30 no anfiteatro do IMPPG - Av. Carlos Chagas, 373 - CCS - Bloco I – Cidade Universitária.

.


até 27 de maio

Inscrições para I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ

O Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ promove, em 2 e 3 de junho, o “I Workshop de Inflamação do Instituto de Ciências Biomédicas da UFRJ”, que acontece na sede do Instituto Nacional de Matemática Pura Aplicada.


O objetivo do evento é discutir o papel do processo inflamatório em diversas áreas como obesidade, câncer, doenças degenerativas e resposta imune. O evento recebe cinco convidados estrangeiros e 18 brasileiros especialistas em suas áreas. As inscrições encerram em 27/5 e, para inscrever-se, visite o site www.icb.ufrj.br.

 


27 de maio

Exposição Energia Nuclear oferece curso para professores

A exposição “Energia Nuclear, em cartaz no Museu da Maré, oferece, no próximo dia 27, às 14h, o curso “Sobre o átomo e suas histórias, ministrado pela professora de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes), Márcia Pereira.

O público-alvo do curso são professores dos ensinos Fundamental e Médio.As inscrições devem ser feitas com antecipação, pelo telefone (21) 3868-6748.