• Edição 262
  • 02 de junho de 2011

Por uma boa causa

Doenças Sexuais Masculinas


Luana Severiano

Doenças Sexualmente Transmitidas (DSTs) são doenças infecciosas disseminadas, principalmente, através do contato sexual em relações homo e heterossexuais. Apesar de atingirem ambos os sexos, algumas dessas doenças são mais comuns em homens e outras, mais frequentes nas mulheres. Normalmente, mais descuidados, menos preocupados com a saúde e, por vezes, preconceituosos com determinados exames, as doenças sexuais masculinas são o foco do Por uma Boa Causa deste mês.

Aids, HPV e sífilis são umas das DSTs mais conhecidas, contudo correspondem a apenas uma pequena parte de um conjunto que engloba mais de dez tipos. Dessa forma, durante o mês de junho, o Olhar Vital vai abordar em uma série de quatro reportagens outras doenças menos conhecidas, mas não menos importantes:  modos de infecção, vetor responsável, prevenção, possíveis lesões e tratamento.

Com base na opinião de especialistas no assunto, saberemos mais sobre a Clamídia, a doença que mancha a cueca; a Gonorréia, uretrite causada por uma bactéria que, ao microscópio, assemelha-se a um pequeno rim; o Condiloma, que pode causar lesões verrugosas; a Herpes Simples, cuja principal característica é a de produzir infecções latentes, potencialmente recorrentes, e o Cancro, uma DST aguda e contagiosa, que se caracteriza por lesões genitais ulceradas e dolorosas que evoluem com a supuração (saída de pus) dos linfonodos (gânglios) inguinais. Acompanhe nas próximas edições informações sobre essas doenças.