• Edição 262
  • 02 de junho de 2011

Cidade Universitária

Ordem na casa

Sidney Coutinho

A Prefeitura da Cidade Universitária decidiu agir contra o caos nas vias de circulação do campus na Zona Norte, após o recebimento de diversas reclamações, principalmente, contra flanelinhas que estavam loteando o espaço público. A gota d’água foi publicação de diversas fotos de carros estacionados sobre a ciclovia em um jornal de grande circulação do Rio de Janeiro. Uma operação para coibir os estacionamentos foi deflagrada na última segunda-feira (30/5), com a apreensão de 30 veículos.

De acordo com o futuro prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, as ações da CET-Rio se tornarão constantes. Na última quarta-feira (1/6), a operação voltou a se repetir. “O órgão municipal nos comunicou que era difícil tomar qualquer atitude, devido à quantidade de irregularidades, a começar pelos veículos parados em cima dos canteiros, na ciclovia e em outros locais irregulares. Assim, era preciso iniciar o combate pelos maus motoristas que param em qualquer lugar”, disse ele.

Para que a desagradável surpresa aos motoristas não fosse maior, uma equipe da Prefeitura Universitária anotava as placas dos veículos e os locais  para onde eles seriam encaminhados. “É bom esclarecer que é responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) a fiscalização do trânsito aqui pelo convênio que assinamos. Repassamos as reclamações para que eles tomem as providências”, disse Ivan.


A falta de espaços adequados para estacionar no campus levou a Prefeitura Universitária a demarcar vagas nas próprias vias onde será permitido estacionar. Antes, havia placas de advertência apenas onde era proibido. Segundo Ivan Carmo, serão áreas por onde circulam os ônibus internos da UFRJ. “Um deles será no Centro de Tecnologia, na esquina da Milton Santos com Horácio Macedo, e o outro próximo à entrada do Centro de Ciências da Saúde”.