• Edição 263
  • 09 de junho de 2011

Agenda

Portal mapeia produção científica no País


Na quinta-feira passada (2/06), o Centro de Gestão e Assuntos Estratégicos (CGEE), apresentou um novo portal Brasileiro de Ciência e Tecnologia - o Ciência Brasil - para produzir e gerenciar um mapa da produção científica do país. Com informações de 123 Institutos de Ciência e Tecnologia (INCTs), 4.676 pesquisadores e 288.867 publicações científicas, o portal reúne dados que antes estavam disponíveis de forma dispersa em fontes da web, em especial na Plataforma Lattes, do CNPq.

São empregadas técnicas do estado da arte em coleta, integração, análise e visualização de dados da web, resultantes das pesquisas realizadas no âmbito do InWeb, de modo a gerar diferentes visões da produção científica de cada grupo. A partir dessas técnicas, pretende-se analisar como as diversas áreas da ciência e do conhecimento se organizam no país, como ocorrem as colaborações entre pesquisadores e como surgem as interações multidisciplinares. Informações: www.mct.gov.br.

 


Até 10 de Junho

Seleção para Mestrado e Doutorado em Biotecnologia Vegetal


O Programa de Pós-graduação em Biotecnologia Vegetal está com inscrições abertas para o segundo semestre de 2011. O Programa possui três áreas de concentração: “Biotecnologia de Organismos Fotossintetizantes”, “Biotecnologia de Microrganismos Relacionados a Plantas”, “Inovação e Gestão Estratégica em Biotecnologia”-, caráter plurinstitucional e multidisciplinar, congregando docentes de seis instituições: UFRJ, UFRRJ, Uerj, UniRio, Embrapa e Inpi, e é conceito quatro no Capes.

O período de matrícula vai até 10 de junho, e a inscrição deve ser realizada na secretaria do Programa, sala 032 (2º andar) do bloco K, do Centro de Ciências da Saúde (CCS),  entre 10h e 16h ou via Sedex, até 6 de junho. Informações no site no site ou no telefone 2562-6676.

 


11 de Junho

II Encontro Carioca de Afasias


A professora Cláudia Drummond, do curso de Fonoaudiologia da UFRJ (FM/INDC), convida os interessados em neurociências para participar do “II Encontro Carioca de Afasias”. Organizado por ela e com apoio do CA de Fonoaudiologia, a segunda edição do evento possui como tema central o  acidente vascular encefálico (AVE)

O encontro ocorre no dia 11 de junho (sábado), das 8h às 17h, no anfiteatro térreo do Instituto de Neurologia Deolindo Couto (INDC). Informações no link. O INDC fica na Rua Venceslau Brás, 95, no campus da UFRJ, na Praia Vermelha.   

 


13 de junho

Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS 2011


O Prêmio de Incentivo em Ciência e Tecnologia para o SUS chega este ano à sua décima edição e premiará pesquisas em cinco categorias de pós-graduação, totalizando mais de R$ 55 mil em prêmios. As cinco categorias são: Tese de Doutorado, Dissertação de Mestrado, Trabalho Científico Publicado, Monografia de Especialização ou Residência e Acesso ao Sistema Único de Saúde – nova categoria instituída em comemoração aos 10 anos do Prêmio.

O objetivo é reconhecer e premiar trabalhos que apresentem avaliações e indicadores sobre o acesso, acolhimento e atendimento da população, visando à promoção da saúde e prevenção de doenças. Podem concorrer pesquisadores, estudiosos e profissionais de saúde ou de qualquer área científica com trabalho aprovado em banca, ou publicado no período de 13 de maio de 2010 a 12 de junho de 2011, com temática voltada para a área de Ciência e Tecnologia em Saúde e Potencial de Incorporação pelo SUS. As inscrições podem ser feitas a partir das 10h do dia 13 de junho até às 23h59min de 29 de julho, pelo site www.saude.gov.br/premio.



13 de junho

Palestra sobre Medicina Nuclear na Nefrologia


 

A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear (SBMN) promove em 13 de junho, às 20 horas, no Hotel Hampton Park (São Paulo), uma discussão de casos sobre Nefrologia na Medicina Nuclear. A palestra é direcionada a médicos nucleares e profissionais que atuam em áreas correlatas da Medicina Nuclear, como químicos, físicos, enfermeiros e farmacêuticos. As inscrições são gratuitas, mas as vagas são limitadas. Informações no site www.sbbmn.org.br.


14 de junho

A Ciência vista pelo surdo


O Instituto de Microbiologia Professor Paulo de Góes (IMPPG/UFRJ) discute o tema "A Ciência vista pelo surdo", na terça-feira (14/06) às 12h. A palestra será proferida pela professora Vivian Rumjanek, do Instituto de Bioquímica Médica (IBqM), no anfiteatro do IMPPG - Avenida Carlos Chagas, 373 - CCS - Bloco I – Cidade Universitária.


18 de junho

Festival Mama África e Brasil de Capoeira

Está marcado para 18 de junho (sábado) mais uma edição do Festival Mama África e Brasil de Capoeira, no Sesc Niterói. O evento conta com oficinas de Capoeira Regional, Capoeira Angola e Infantil, mesa-redonda com tema livre, oficinas de Jongo, Maculelê, Pernada Carioca e Samba de Roda, apresentações e roda aberta.

O evento vai das 8h30 às 16h e a entrada é franca. O Sesc Niterói fica na rua Padre Anchieta, 56, Centro. Mais informações pelos telefones (21) 2719-9825 e 2719-9119.




18 de junho

ProHArt ganha reconhecimento internacional

No dia 18 de junho, o ProHArt - Programa de Hipertensão Arterial do HUCFF – recebe o diploma oficial concedido pela Sociedade Europeia de hipertensão, durante o Congresso europeu de hipertensão arterial, em Milão, na Itália.

O diploma torna o ProHArt reconhecido como Centro de Excelência em Hipertensão Arterial. Assim, é o primeiro centro de excelência em hipertensão no Brasil e na América Latina. A coordenadora do Programa, drª Elizabeth Silaid Muxfeldt, irá ao congresso receber o diploma em nome do ProHArt.

Na mesma cerimônia, Elizabeth Muxfeldt também recebe o título de membro da Sociedade Europeia de Hipertensão. O ProHArt, que também é coordenado pelo drº Gil Salles, pertence ao Serviço de Clínica Médica, que tem a chefia da drª Alycia Coelho.


Até 30 de junho

Curso de aperfeiçoamento em alimentação e cultura

As inscrições para o curso de aperfeiçoamento em alimentação e cultura da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp), da Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), estão abertas até o dia 30 de junho. Coordenado pelas pesquisadoras Denise Cavalcante de Barros e Denise Oliveira e Silva, da ENSP/FioCruz, o curso tem como objetivo capacitar profissionais de saúde acerca dos significados dos sistemas e valores que envolvem os aspectos socioculturais da saúde, em particular a alimentação e a nutrição.

A idéia é contribuir para o exercício de uma prática humanista na promoção da alimentação e nutrição na atenção à saúde. Ao todo, estão disponíveis 30 vagas. Informações no site.