• Edição 265
  • 30 de junho de 2011

Por uma boa causa

As uretrites e o “cavalo”


Luana Severiano

Nessa matéria final do Por uma Boa Causa sobre as Doenças Sexuais Transmissíveis que possuem particularidades ao infectar o sexo masculino, serão abordadas as características de um grupo específico, o das doenças que mancham as cuecas - como a Clamídia e Gonorréia - e do Cranco, doença da qual quase já não se fala mais, que pode ocasionar inchaço na virilha.  

Segundo René Murilo Magalhães, urologista do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), a Clamídia e a Gonorréia fazem parte de um grupo de doenças chamado de uretrites – processos inflamatórios da uretra. Essas se dividem em específicas, com causas bem determinadas, como a Gonorréia ou uretrite gonocócica e a Clámida ou uretrite clamídia, e em não-específicas, causadas por bactérias comuns. Todas elas possuem como característica típica a saída de secreção pela uretra. “No homem, qualquer uma delas vai manchar a cueca”, afirma o urologista.

Apesar de distintas, nos homens, tanto a Clamídia, causada pela bactéria Chlamydia Trachomatis, como a Gonorréia, transmitida pela Neisseria Gonorrhea, possuem sintomas semelhantes: dor para urinar, aumento da frequência urinária, secreção (corrimento) pela uretra e dor durante ejaculação ou relações. Com menor frequência, também podem ocasionar febre e mal estar. No caso da Clamídia, ainda é possível constatar em pacientes queimação e coceira ao redor da abertura do pênis.
 
“A melhor maneira de evitá-las é evitar a promiscuidade. Apenas o uso da camisinha não é o suficiente para prevenir-se”, afirma Magalhães. A camisinha não tampa todas as partes do corpo, e o simples contato da secreção ou das feridas com partes expostas por feridas pode ocasionar a infecção.

Já o Cancro, mais conhecido como "cavalo", é uma ulceração (ferida) dolorosa, com a base mole, hiperemiada (avermelhada), com fundo purulento e de forma irregular, causada pela bactéria Haemophilus ducreyi. Essa alteração compromete principalmente a genitália externa, mas também pode afetar o ânus e, mais raramente, os lábios, a boca, língua e garganta.


Estas feridas são muito contagiosas, auto-inoculáveis e, portanto, frequentemente múltiplas. Em alguns pacientes, geralmente do sexo masculino, pode ocorrer infartamento ganglionar, na região inguino-crural (inchação na virilha). Contudo, o urologista afirma que a doença já se tornou algo raro, pois tem muito a ver com a higiene do paciente. “Hoje, essa doença está mais presente na população de rua”. Dessa forma, além da camisinha, a melhor forma de se prevenir dessa doença é a higienização genital antes e após o relacionamento sexual e o cuidado na hora de escolher o parceiro.