• Edição 265
  • 30 de junho de 2011

Microscópio


Cromatografia, a arte de separar

Luciana Guedes

 

No período de 18 a 21 de julho, será realizada a IV Escola Temática em Química, cujo tema esse ano é “Cromatografia e técnicas afins”.  A Cromatografia é a ciência que estuda formas de separação de diferentes tipos de substâncias da química orgânica ou inorgânica. Segundo a pesquisadora do Instituto de Química da UFRJ e uma das organizadoras do evento, Débora Azevedo, a Escola Temática em Química desse ano vai falar de novidades da área: “Estaremos aprofundados no tema de Cromatografia bidimensional”. O evento tem como objetivo oferecer cursos de atualização e conferências de especialistas para o aprimoramento da formação acadêmica de estudantes de Química, Farmácia e áreas afins.

Pode parecer fácil sintetizar o conceito da Cromatografia como a ciência de separar substâncias, contudo essa ciência é complexa e de extrema importância para várias outras áreas do conhecimento como a biologia, a geologia, a farmácia, a medicina, a ciência forense, dentre outras. “A arte de separar as substâncias é vasta, através dela podemos identificar resíduos de urina, sangue, petróleo, e outras substâncias que se misturaram por algum motivo”, explica Débora Azevedo, e completa: “Na Escola Temática, nós vamos estudar a cromatografia bidimensional que é uma forma de melhor separação analítica de substâncias ou misturas”.

É o 4º ano seguido que o Instituto de Química da UFRJ promove esse evento. As edições anteriores trataram do temas “A Química dos Produtos Naturais”, “Espectometria de Massas: Atualidades e perspectivas”, “Divulgação Científica, o conhecimento ao alcance de todos”. E assim como nestas edições, esse ano serão homenageados pesquisadores da área abordada.“Prestaremos homenagem à professora titular colaboradora da UNICAMP, Carol Collins e ao professor titular da UFRJ, Francisco Radler de Aquino Neto, que são verdadeiros percussores do estudo da Cromatografia”, conta a professora Azevedo. Os homenageados farão suas palestras no dia 19 de julho. A professora Collins vai falar sobre “Uma Visão Pessoal da Cromatografia: Passado, Presente e Futuro”, e o professor Aquino Neto fala sobre “Cromatografia na Era da Espectometria de Massas”.

O evento trará também palestras com pesquisadores estrangeiros.  “Com o contexto do Ano Internacional da Química, traremos três convidados internacionais. São professores especialistas da área, vindos dos EUA, Holanda e Portugal”, divulga a professora Azevedo. Todas as palestras vão acontecer no auditório Horácio Macedo, o Roxinho, no Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza da Cidade Universitária (CCMN), a partir das 14h. Mais informações no site