• Edição 266
  • 4 de agosto de 2011

Argumento

As pílulas da beleza natural

Luana Severiano

Rejuvenescer sem auxílio de cirurgias é verdadeiramente possível? E aliar cosmética à nutrição? Os nutricosméticos, também chamados de pílulas da beleza, são suplementos que têm a finalidade de nutrir a pele de dentro para fora e parecem ser a fórmula certa para os que almejam uma melhora estética sem riscos. Cerca de 50% da funcionalidade desses híbridos é baseada em compostos naturais.

A pós-doutoranda em Nutrição do Instituto de Nutrição Josué de Castro, Denise Marie Delgado Bouts, explica que a origem desses produtos está nos chamados nutracêuticos, compostos bioativos encontrados em alimentos que exercem diversos efeitos benéficos em nosso organismo, tais como prevenção de doenças cardiovasculares, câncer, doenças neurodegenerativas, dentre outros.

Dessa forma, após pesquisas recentes demonstrarem que estes compostos também possuem uma ação voltada para a estética, as indústrias farmacêuticas aproveitaram essa ação multifuncional destes compostos bioativos e criaram os chamados nutricosméticos. “No ramo da estética, o principal efeito atribuído aos nutracêuticos é a ação antienvelhecimento atenuando, por exemplo, rugas e sinais, melhorando a hidratação e elasticidade da pele”, conta a pesquisadora.

Entre os nutricosméticos encontrados no mercado estão as isoflavonas de soja, o licopeno do tomate, o resveratrol das uvas, e muitos destes produtos não necessitam de prescrição médica no momento de sua compra. Assim, Denise Bouts alerta: “É preciso cuidado. Apesar de terem uma base em alimentos, o uso indiscriminado desses produtos é perigoso”.


Um exemplo de contra-indicação desse tipo de produto é o consumo de isoflavonas isoladas por mulheres com histórico familiar de câncer de mama. Os nutracêuticos podem apresentar efeitos adversos, visto que as isoflavonas isoladas, nesse caso, são consideradas fitoestrógeno. Por este motivo, Denise Bouts alerta “o uso dos nutricosméticos deve sempre ser feito sob a supervisão e orientação de um profissional especializado".