• Edição 267
  • 18 de agosto de 2011

Notícias da Semana

I Seminário Internacional Consciência, Mente e Corpo traz grande público à Praia Vermelha

Gabriel Demasi

Mais de 250 pessoas compareceram nessa quarta- feira (17/08) ao início do I Seminário Internacional Consciência, Mente e Corpo: perspectivas orientais e ocidentais, promovido pelo Programa Eicos de Pós-Graduação em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social do Instituto de Psicologia da UFRJ, em parceria com o Laboratório de Estudos da Índia e Ásia do Sul (Leias).

O evento, que acontece até sexta-feira (19), visa discutir a integração entre ciência e espiritualidade, o academicismo ocidental com a tradição do saber espiritual do Oriente. Para tal, são convidados professores, pesquisadores e mestres espirituais de diversas universidades brasileiras e de países como Índia, Tailândia e Estados Unidos.

Devido a um grande número de inscrições, as palestras acontecem no Auditório Pedro Calmon, no prédio do Instituto de Economia, no campus da Praia Vermelha. É possível assisti-las sem estar inscrito, desde que ainda haja espaço na sala. A programação do evento está disponível no site.

O mestre budista Tantracharya Dharmanidhi Sarasvati foi o primeiro a falar, após a mesa de abertura, sentado sobre uma mesa na posição de lótus. Antes de sua palestra sobre a Psicoterapia Tantrika, ele traçou um panorama  dos conceitos de mente e consciência nas filosofias indianas, substituindo Christopher Wallis, da Universidade da Califórnia, que não conseguiu chegar a tempo ao Brasil por lentidão na emissão de seu visto, mas que virá até o fim do seminário. Os dois especialistas ministrarão curso neste fim de semana, na Casa da Ciência da UFRJ. O valor da inscrição prévia era de R$  50,00. Ainda há vagas, mas haverá um pequeno reajuste. É possível se inscrever comparecendo ao seminário até sexta-feira, ou através do e-mail conscienciamenteecorpo@gmail.com, até que se esgotem as vagas.