• Edição 267
  • 18 de agosto de 2011

Agenda

19 de agosto

V Fórum Internacional Psicanálise e Medicina e VII Jornada Acadêmica Psicanálise e Hospital


A Clínica de Psicologia e Psicanálise do Hospital Mater Dei (CPP-HMD) realiza o V Fórum Internacional Psicanálise e Medicina e VII Jornada Acadêmica Psicanálise e Hospital, de 19 a 21 de agosto, no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei que fica na Rua Gonçalves Dias, 2.700, Bairro Santo Agostinho, Belo Horizonte, Minas Gerais.

O tema do evento será “Surpresa e acontecimento na clínica do limite terapêutico” e as vagas são limitadas. Os interessados podem se inscrever e obter mais informações acessando o site www.psicanaliseehospital.com.br ou pelo e-mail clinica@psicanaliseehospital.com.br.

 


20 de agosto

Progressos no tratamento de mieloma múltiplo e SMD


Para debater os avanços no tratamento das doenças onco-hematológicas - o mieloma múltiplo (MM) e da síndrome mielodisplásica (SMD) - ocorre no Rio de Janeiro, no próximo dia 20 de agosto, o “Circuito Nacional de Diagnóstico de Tratamento de MM e SMD”, que reunirá os principais médicos brasileiros e norte-americanos especialistas no tratamento dessas doenças no auditório do Windsor Barra Hotel.

O encontro, que conta com a presença o doutor Angelo Maiolino, professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e diretor da Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia (ABHH), tem o objetivo de proporcionar a troca de experiências e o aprimoramento científico.

Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail monica_belini@rspress.com.br ou pelo telefone  (11) 3875-5627


22 de agosto

Encontro sobre Aplicação de PET em Neurologia


A Sociedade Brasileira de Medicina Nuclear realiza no dia 22 de agosto, um encontro sobre aplicações de PET em neurologia. A programação tem início às 19 horas e conta com a presença dos professores Sérgio Novis e Sônia Leon e do doutor José Leite.

O evento, patrocinado pela R2 Radiofarmácia, acontece no Hotel Mar Palace Copacabana (Avenida Nossa Senhora de Copacabana, 552 – RJ ). As vagas são limitadas e as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo site www.sbbmn.org.br


24 de agosto

Seminários do PGQu


O Instituto de Química do Centro de Tecnologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ / CT/ UFRJ) anuncia que os Seminários do Programa de Pós-Graduação em Química (PGQu) acontecem no Auditório 633 do Bloco A, no Instituto de Química (CT-UFRJ) que fica na Av. Athos da Silveira Ramos nº 149, Cidade Universitária, de 13h às 15h.

No mês de agosto, os seminários acontecem nos dias 24 e 31, em setembro, nos dias 21 e 28, em 19 de outubro e em novembro acontecem nos dias 16, 23 e 30. Todos os seminários serão realizados às quartas-feiras e contam com a presença de professores de diversas universidades do Brasil.

Mais informações podem ser obtidas através do site(www.pgqu.net).


25 de agosto

I Workshop de Citometria de Fluxo do EuroFlow no BrasilI


O Instituto de Pediatria, a Coppe/UFRJ e o Consórcio EuroFlow promovem o “I Workshop de Citometria de Fluxo do EuroFlow no Brasil”. O workshop acontece dia 25/08 ( quinta-feira ) e termina 27/08 ( sábado ), ao meio dia.

As vagas são limitadas, logo, a inscrição deve, preferencialmente, ser feita com antecedência. Estarão no Rio de Janeiro especialistas do mundo inteiro em citometria de fluxo, como, os já confirmados, professores Alberto Orfao ( Espanha ), Jacques Van Donguen ( Holanda ), Tomazs Szczepanski ( Polônia ), Esther Mejstrikova ( República Tcheca ) e Quentin Lécrevisse ( Espanha ). O evento será composto de tradução simultânea, demonstração de uso de software e prática de análises de casos.
As inscrições podem ser feitas no site: http://ippmg.org.br/ . Mais informações sobre o workshop, podem ser obtidas com a secretária do evento, Sra. Daisy Pierucci, através do email daisy_pierucci@globo.com .


25 de agosto

V Seminário sobre Saúde e Educação da UFSJ


Em comemoração aos 50 anos do livro “História da Loucura” de Michel Foucault, ocorre entre 25 e 26 de agosto, o V Seminário sobre Saúde e Educação da Universidade Federal de São João del Rei (UFSJ), que acontece no teatro do Campus Dom Bosco, sob a coordenação do professor do Departamento de Psicologia (DPSIC) da UFSJ, Walter Melo.

O evento, cuja temática é “Saúde Mental e sua relação com a Arte”, conta com a presença de professores de diversas universidades do país e oferece quatro mesas-redondas, cinco palestras, uma peça de teatro “Universo das coisas”, que será encenada pelo grupo “Os Nômades”, do Espaço Artaud, do Rio de Janeiro, e a apresentação musical dos Cancioneiros do Instituto de Psiquiatria (IPUB) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Mais informações sobre o evento de São João Del-Rei e inscrições podem ser obtidas no endereço http://espaco-antoninartaud.blogspot.com/.



26 de agosto

I Seminário sobre Pesquisa e Vivência sobre Corpo


 

No dia 26 de agosto, sexta feira, o Laboratório Interinstitucional de Pesquisa e Vivência sobre Corpo, a Graduação em Terapia Ocupacional / Faculdade de Medicina / UFRJ e  o Curso de Especialização em Saúde Materno-Infantil / Maternidade-Escola / UFRJ promovem, em parceria com o Comitê Vida/SMSDC – Prefeitura RJ e o Movimento pela Valorização da Paternidade, o “I seminário sobre pesquisa e vivência sobre corpo”.

O “VII fórum de debates sobre paternidade” começa às 8h e termina às 11h45m no auditório Leopoldo De Meis, no CCS, na Cidade Universitária. A ficha de inscrição deve ser enviada até o dia 19 de agosto para o email eventos.terapiaocupacional.ufrj@gmail.com, com assunto “inscrição seminário” e o corpo “fórum paternidade”. As inscrições são gratuitas e as vagas limitadas. Serão fornecidos certificados.

 


26 de agosto

V Fórum Internacional Psicanálise e Medicina e VII Jornada Acadêmica Psicanálise e Hospital


Do dia 19 ao dia 21 de agosto ocorrem o V Fórum internacional Psicanálise e Medicina e a VII Jornada Acadêmica Psicanálise e Hospital. Os eventos acontecem no Centro de Convenções do Hospital Mater Dei, rua Gonçalves Dias, no Bairro Santo Agostinho em Belo Horizonte, Minas Gerais.

Sob as temáticas “Surpresa e acontecimento na clínica do limite terapêutico”, tanto o Fórum quanto a Jornada contam com a presença de vários palestrantes. Para mais informações sobre os cursos Trans-Fórum e procedimentos para inscrição e envio de trabalhos no site www.psicanaliseehospital.com.br ou pelo e-mail clinica@psicanaliseehospital.com.br


26 de agosto

Comemoração do aniversário do Programa Farmácia Universitária


As Coordenadoras da Farmácia Universitária da Faculdade de Farmácia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), professoras Elisabete Pereira dos Santos e Rita de Cássia da Silva Ascenção Barros realizam cerimônia em comemoração ao 25º aniversário do Programa Farmácia Universitária, no dia 26 de agosto (sexta-feira), às 14h, no Auditório Hélio Fraga do Centro de Ciências da Saúde (CCS), no 2º andar do Bloco K.

O endereço do CCS é Avenida Carlos Chagas Filho, 373, na Cidade Universitária.


26 de agosto

Palestra Homoafetividade e famílias contemporâneas


A Diretoria-geral da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ), e a Presidente do Fórum Permanente de Direito de Família, Desembargadora Katya Maria Monnerat, promovem a palestra: “Homoafetividade e famílias contemporâneas”.

O evento ocorre em 26 de agosto, das 9h30 as 17h, no Auditório Antonio Carlos Amorim na Avenida Erasmo Braga, 115, 4º andar, Centro-Rio de Janeiro. As vagas são limitadas e as inscrições, gratuitas, devem ser feitas pelo site www.emerj.tjrj.jus.br. Para mais informações, ligue para a Secretaria da EMERJ: 3133-3369 e 3133-3380. 


27 de agosto

Workshop “Segurança do Alimento da Criança”


O International Life Sciences Institute (ILSI) Brasil, em parceria com a Sociedade de Pediatria de São Paulo, promovem o Workshop “Segurança do Alimento da Criança”, que acontece dia 27 de agosto, em São Paulo, das 9h às 17h30, no Hotel Intercontinental que fica na Alameda Santos, 1123 – Jardins / SP, e conta com a presença de pediatras e outros especialistas para debater questões sobre a alimentação infantil.

Entre os temas a serem discutidos estão os ingredientes utilizados nos produtos infantis industrializados, a inclusão dos alimentos transgênicos no cardápio, os benefícios dos produtos fortificados, reações adversas aos alimentos do ponto de vista da Gastroenterologia e Imunologia, e a importância da rotulagem dos alimentos.

Para os jornalistas que queiram se credenciar bastar enviar e-mail com nome e veículo para vairoletti@ndata.com.br e mais informações podem ser obtidas ligando pelo e-mail ou ligando para (11) 8164.9863.


29 de agosto

Encontro dos Profissionais da Saúde na Luta contra o Tabagismo


O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPPMG/UFRJ) realiza o Encontro dos Profissionais da Saúde na Luta contra o Tabagismo, no dia 29 de agosto (segunda-feira), Dia Nacional de Combate ao Fumo, das 9h às 14h, no Salão Nobre do IPPMG que fica na Rua Bruno Lobo, 50, Ilha do Fundão, Cidade Universitária – RJ.

Sob o tema “O tabagismo na infância e na adolescência”, o encontro conta com a presença do doutor Alberto José de Araújo, do Núcleo de Estudos e Tratamento do Tabagismo, do Instituto de Doenças do Tórax, do Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (NETT/IDT/HUCFF/UFRJ), além de diversos professores da universidade. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21)2562-6148. 

 


Até 31 de agosto

XXV Prêmio Jovem Cientista


O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a Fundação Roberto Marinho, a Gerdau e a GE anunciam que as inscrições para a 25ª edição do Prêmio Jovem Cientista estarão abertas até 31 de agosto. Elas podem ser realizadas pela internet ou pelos Correios (esta última modalidade apenas para os estudantes do ensino médio) para o endereço Fundação Roberto Marinho - Rua Santa Alexandrina, 336 – 1º andar – Rio Comprido – Rio de Janeiro – RJ.

Esta edição, que comemora os 30 anos do prêmio e os 60 anos do CNPq, possui o tema “Cidades Sustentáveis” e premiará quatro categorias: Graduado, Estudante do Ensino Superior, Estudante do Ensino Médio e Mérito Institucional. A ficha de inscrição e o regulamento completo do prêmio estão disponíveis em www.jovemcientista.cnpq.br.

 


Até 2 de setembro

V Simpósio de Oncobiologia


O Instituto de Bioquímica Médica (IBqM) anuncia que já estão abertas as inscrições para o V Simpósio de Oncobiologia que acontece entre 29 e 30 de setembro, nos Auditórios Prof. Marcos F. Moraes e Rodolpho Paulo Rocco que ficam no subsolo do prédio do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ).

Os melhores trabalhos receberão prêmios e certificados e os resumos deverão ser enviados até 02/09 no momento de realização da inscrição.

O formulário de inscrição e mais informações estão na página do evento no Facebook, onde em breve será divulgada a programação. O endereço do prédio do CCS é Av. Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária.