• Edição 267
  • 18 de agosto de 2011

Saúde em Foco

Novo tratamento para controlar a pressão arterial

Incor começa a testar método que descarta o uso de remédios

Francili Costa

Rio - Pacientes com hipertensão resistente — aqueles que não respondem à utilização de três ou mais medicamentos ao mesmo tempo — têm, agora, uma nova esperança. O Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (Incor) começa a testar esse mês um novo tratamento, sem o uso de remédios, para controlar a pressão arterial.

O cardiologista Luiz Bartolotto, diretor da Unidade de Hipertensão do InCor, conta que a atividade de alguns nervos faz com que os vasos dos rins se contraiam, de forma a reterem mais água e sal. Isso leva ao aumento da pressão arterial. A intenção, justamente, é acabar com a atividade deles. “Um catéter é inserido pela virilha e vai até o rim. Um aparelho externo emite ondas, que cortam a ligação desse nervo. Depois, é retirado e o paciente passa a fazer um acompanhamento clínico, apenas”, explica o especialista. Ele diz que o procedimento será feito em conjunto com o Departamento de Eletrofisiologia, coordenado pelo também cardiologista Maurício Scanavacca.

Bartolotto conta que não há efeitos colaterais graves. A técnica já vem sendo usada em outros países, com sucesso. Por isso, há um respaldo para o início da pesquisa no Brasil. Depois do primeiro voluntário, outras 20 pessoas farão parte da primeira fase. “Cerca de 10% dos hipertensos se enquadram nesse tipo”, ressalta. Uma outra pesquisa dele quer observar o uso de outras drogas para tratar a hipertensão resistente.

Link original: Clique aqui