• Edição 268
  • 1 de setembro de 2011

Agenda

1º de setembro

Semana do Profissional de Educação Física


O Conselho Regional de Educação Física da 11ª Região/MS-MT, em parceria com o SESI, realiza entre os dias 1º e 3 de setembro a “Semana do Profissional de Educação Física”, no auditório do Albano Franco, localizado na Avenida Mato Grosso.

As atividades são abertas a profissionais e acadêmicos e apresentam uma programação repleta de assuntos relacionados à profissão, em comemoração ao Dia do Profissional de Educação Física, celebrado no primeiro dia do evento. Haverá 14 palestras e entrega de certificado aos participantes. A carga horária será referente às palestras assistidas.

A pré-inscrição deve ser feita através do site do Conselho: www.cref11.org.br. Os interessados devem somente levar 1 quilo de alimento não perecível ou um agasalho. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone: (67) 3321-1221.


3 de setembro

X Bio na Rua 2011


O Centro Acadêmico do Instituto de Biologia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, (CaBio/ IB / UFRJ) realiza no dia 3 de setembro (sábado), o X Bio na Rua 2011.

O ‘Bio na Rua’ é um evento de extensão que tem como objetivo a integração da sociedade com a Universidade, através da troca de conhecimentos relativos a diversas áreas biológicas com a população.

O evento ocorre na Quinta da Boa Vista, próximo as estações do metrô e trem de São Cristóvão, a partir das 9h. Nele, alunos e professores ocuparão 38 estandes apresentando conhecimentos teóricos e práticos da vida acadêmica do biólogo.
Mais informações podem ser obtidas em www.bionaruaufrj.blogspot.com


6 de setembro

Congresso discuteDietética corpo pathos

A Associação Universitária de Pesquisa em Psicopatologia Fundamental (AUPPF) convida todos os interessados para participarem do V Congresso Internacional de Psicopatologia Fundamental e XI Congresso Brasileiro de Psicopatologia Fundamental, cujo tema geral é “Dietética corpo pathos” e que será realizado de 6 a 9 de setembro na Universidade de Fortaleza (Unifor).

O endereço da universidade é Avenida Washington Soares 1.321 – Eng. Luciano Cavalcante, Fortaleza, Ceará.     Para mais informações ligue: (85) 3477-3400.

 


6 de setembro

Encontro Multiprofissional de Oncologia Torácica

O próximo Encontro Multiprofissional de Oncologia Torácica acontece no dia 06 de setembro, das 19h30 às 21h, no Auditório do Centro de Estudos do Hospital Samaritano que fica na Rua Assunção, 286 – Botafogo, RJ.

O evento, organizado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e Núcleo de Oncologia Torácica do Instituto COI, é aberto para profissionais da área da saúde e busca uma atualização científica e a realização de debates de casos em Oncologia Torácica.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (21) 3385-2050

 


7 de setembro

IX Congresso Brasileiro de Bioética e I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica


Entre 7 e 10 de setembro acontecem o IX Congresso Brasileiro de Bioética e I Congresso Brasileiro de Bioética Clínica, no Royal Tulip Brasília Alvorada Hotel, em Brasília, sob iniciativa da Sociedade Brasileira de Bioética (SBB) e com o apoio do Conselho Federal de Medicina e  organização da Cátedra Unesco/Programa de Pós-graduação em Bioética da Universidade de Brasília (UnB).

Os organizadores destacam dois eventos no pré-congresso, que serão de importância estratégica para todos aqueles que conduzem pesquisas clínicas com seres humanos: "Reunião especial sobre biobancos – aspectos éticos e jurídicos" e "Reunião paralela sobre projetos multicêntricos de pesquisa clínica". 

Mais informações sobre a programação do evento podem ser obtidas em http://www.congressobioetica2011.com.br/


Até 8 de setembro

Inscrições para o IV Ciclo de Cinema e Infância


O grupo “Esquina - Cidade, Lazer e Animação Cultural” realiza, nos dias 08, 15, 22 e 29 de setembro, o IV Ciclo de Cinema e Infância, na Escola de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Rio de Janeiro (EEFD-UFRJ).

Diversos professores conceituados debaterão o tema “Infância e Amizade” a partir dos filmes “Mary e Max”, “O menino do pijama listrado”, “O pequeno Nicolau” e “Pontes para Terabítia”, respectivamente um em cada dia de 14h às 17h.

As inscrições podem ser realizadas até o dia 08 de setembro e os interessados devem fazê-las pelo e-mail: ciclodecinemaeinfancia@gmail.com, onde também podem ser obtidas mais informações. 

O evento, já em sua 4ª edição, acontece no Auditório Maria Lenk da EEFD-UFRJ que fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 540, Cidade Universitária.


8 de setembro

Congresso Universitário de Prevenção


A Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiros Obstetras do Estado do Rio de Janeiro (ABENFO) informa que, nos dias 8 e 9 de setembro, acontece o Congresso Universitário de Prevenção – Sexualidade, Direitos e HIV/AIDS.

O evento vai das 9h às 17h e será realizado no Teatro Odylo Costa Filho, da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), que fica na Rua São Francisco Xavier, 524 – Maracanã – RJ. As inscrições são gratuitas e devem ser feitas pelo site www.uva.br.



13 de setembro

Ciclo de Palestras em Biossegurança e Ética com Animais


O Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ICB-UFRJ) realiza o Ciclo de Palestras em Biossegurança e Ética com Animais, nos dias 13 de setembro, 4 de outubro, 8 de novembro e 6 de dezembro. As atividades contam com a presença de professores renomados da UFRJ e da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

As palestras acontecem, sempre às terças-feiras, às 12h, no auditório do PCM, que fica no bloco F do Centro de Ciências da Saúde (CCS-UFRJ),  Avenida Carlos Chagas Filho, 373 – Cidade Universitária, RJ.

 


15 de setembro

Seminário “Marxismo e Subjetividade Humana”


O Projeto Transversões do Programa de Pós-Graduação em Serviço Social (PPGSS-UFRJ) realiza, entre os dias 15 e 16 de setembro, o Seminário Marxismo e Subjetividade Humana. O evento será composto de várias mesas-redondas discutindo assuntos a partir da coletânea “Karl Marx e a subjetividade humana”, de Eduardo Vasconcelos, da Escola de Serviço Social (ESS-UFRJ).

As atividades se iniciam às 9h e serão realizadas no auditório Professor Manoel Maurício de Albuquerque, no prédio da decania do CFCH, localizado no campus da UFRJ na Praia Vermelha, Avenida Pasteur, 250, Urca.


15 de setembro

Palestra “Serviços, Saúde e Marketing: Coexistência Possível?”


 

No dia 15 de setembro, a professora Heloísa Leite, do Instituto de Pós-graduação e pesquisa em Administração da Universidade Federal do Rio de Janeiro (Coppead-UFRJ), ministra a palestra “Serviços, Saúde e Marketing: Coexistência Possível?”, das 11h às 13h, no auditório do Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG).

O evento reforça a política proposta pela nova direção do IPPMG, de maior visibilidade ao Instituto. O endereço do auditório é Rua Bruno Lobo, 50, Cidade Universitária – RJ.


Até 15 de setembro

Inscrições para o Encontro para Educadores


O Encontro para Educadores do grupo de estudos e consultórios de fonoaudiologia e psicomotricidade Mariângela Stampa, em sua 14ª edição, acontece no dia 17 de setembro, das 8h às 13h15, no auditório da Clínica Oculistas Associados, cujo endereço é Rua Jornalista Orlando Dantas, nº 49, Flamengo – Rio de Janeiro (próximo à estação do Metrô Flamengo).

As palestras reúnem temas como linguagem coloquial, escrita padrão, atos e gestos gráficos, e contam com a presença de diversos professores e especialistas.Para mais informações ligue: (21) 22057743 / 22052205.


Até 16 de setembro

Inscrições para o II Congresso Paraolímpico Brasileiro e I Congresso Paradesportivo Internacional


O II Congresso Paraolímpico Brasileiro e I Congresso Paradesportivo Internacional acontecerão dos dias 27 a 29 de outubro de 2011, no Center Shopping – Centro de Convenções da Universidade Federal de Uberlândia. É o que informam o Comitê Paraolímpico Brasileiro, a Academia Paraolímpica Brasileira, a Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e a Universidade de Campinas (Unicamp).

As inscrições e submissões de trabalhos começaram no dia 01/07/2011 e vão até 16/09/2011. O prazo final para inscrição dos participantes sem apresentação de trabalhos é  15/10/2011. Para mais informações ligue para (21) 2334-7917 ou mande e-mail para congressoparaolimpico@proex.ufu.br.