• Edição 269
  • 15 de setembro de 2011

Notícias da Semana

II Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade: Gastronomia e Turismo

Rafael Gonzaga

“A importância da gastronomia para o turismo” foi um dos temas discutidos no primeiro dia do “II Fórum Gastronomia, Saúde e Sociedade: Gastronomia e Turismo” realizado nesta quinta-feira (15/09). O evento contou com a participação do chef Roland Villard, do restaurante Le Pre Catelan, no hotel Sofitel. O congressista, no Brasil desde 1997, é uma das autoridades em alta gastronomia francesa no país. Com mais de trinta anos de experiência, o chef Roland Villard possui diversos prêmios e distinções de vários quilates, entre os quais podemos destacar o fato de ser o único chef na América Latina a integrar a Academia de Culinária Francesa.

Com a mediação da professora Nilma Morcef, coordenadora do curso de Gastrononia da UFRJ, o evento tinha como objetivo principal a promoção da reunião e do diálogo entre professores, alunos e profissionais para estabelecer uma discussão e reflexão acerca de temas relacionados à gastronomia na contemporaneidade, suas interfaces com a sociedade e na promoção da saúde.

A palestra do chef Roland tratou, entre outros assuntos que se desenrolaram de forma agradável e descontraída, da hierarquia na cozinha profissional. Explicou que um chef de cozinha é quem dirige uma cozinha e possui sua equipe, um chef executivo coordena mais de uma cozinha dentro de uma mesma empresa e pode inclusive supervisionar outros chefs. “Já um corporate chef é quem tem a responsabilidade por vários chefs executivos. Um chef de cozinha é um líder”, deixou bem claro o palestrante enquanto explicava que a diferença entre um cozinheiro e um chef de cozinha reside exatamente nessa capacidade de liderança.

Outro ponto interessante do evento foi o decorrer da ideia da superação na profissão: “Vale a pena sempre transformar um problema em uma oportunidade. Na história, falando de receitas, algumas vezes vemos que elas só foram criadas porque o acaso fez com que a pessoa tivesse que mudar algum ingrediente, algum produto. Devemos enxergar sempre a possibilidade da oportunidade”, declarou o chef.



13ª Semana de Biomedicina

Rafael Gonzaga

Em sua 13ª edição, a Semana de Biomedicina teve início na segunda-feira (12/9), e foi idealizada e organizada pelos alunos de Biomedicina , com o apoio do Instituto de Ciências Biomédicas (ICB). O evento é destinado a estudantes de nível médio, superior e aos interessados na área de Ciências da Saúde em geral.

A “13ª Semana de Biomedicina” vai até sexta-feira (16/9) e surge com a proposta de oferecer uma visão abrangente de algumas das áreas de maior importância no cenário atual das Biociências, contando, para isso, com a presença de renomados cientistas e pesquisadores, tanto da UFRJ quanto de outras instituições de prestígio nacional.

O evento conta com palestras e com minicursos da área, voltados especificamente para alunos de Ensino Médio ou de graduação. Esse contato com os jovens que ainda se encontram no Ensino Médio faz com que seja possível que o curso de Ciências Biológicas seja mais divulgado, tanto em sua modalidade médica quanto na área da produção científica nacional fora do universo acadêmico. Além disso, incentiva a formação de profissionais que futuramente estarão integrando o cenário científico, seja nas pesquisas biomédicas ou em áreas de produção de conhecimento.

Nesta edição de 2011, o evento aborda temas pertinentes e atuais como Terapia Celular, Análises Clínicas e Neurobiologia, apresentando também a sessão "Profissão Biomédico", com a participação de alunos egressos do curso relatando suas experiências na pós-graduação. Para o primeiro dia, o evento contou com a palestra "Terapia gênica na imunoterapia contra tumores", ministrada pelo pesquisador do Instituto Nacional do Câncer (Inca) Dr. Martin Bonamino.

A participação dos alunos também foi evidenciada na palestra ministrada pelo estudante universitário Fábio Hechet, presidente atual da Empresa Junior Antônio Paes de Carvalho (EJ-APC). Em sua fala, foi destacado o papel da Empresa Junior como agregadora de experiência prática e de conhecimento aos seus integrantes: “O propósito da Empresa Junior é estimular os estudantes a valorizar efetivamente a parceria entre universidade e empresa. Ao contrário do que é mostrado para o estudante, é possível sim utilizar os conhecimentos adquiridos na faculdade fora dos laboratórios acadêmicos, como, por exemplo, no desenvolvimento de produtos”.

A “13ª Semana de Biomedicina” vai até sexta-feira, dia 16/9, e todos os minicursos e palestras serão realizados no Centro de Ciências da Saúde (CCS), no campus Cidade Universitária. Mais informações no site: http://b200.nce.ufrj.br/ biomedicina/semana/.