• Edição 272
  • 13 de outubro de 2011

Agenda

17 de outubro

Vencedor de Prêmio Nobel dá conferência internacional no Instituto de Química



O Instituto de Química da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IQ/UFRJ) e a Sociedade Brasileira de Química realizam, no dia 17 de outubro, uma conferência internacional com o biólogo estadunidense Martin Chalfie. O palestrante é professor da Universidade de Columbia e também venceu o Prêmio Nobel de Química em 2008.

O encontro será realizado às 14h, no Auditório Roxinho do Centro de Ciências Matemáticas e da Natureza (CCMN/UFRJ), em comemoração ao Ano Internacional da Química e como abertura da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.

O endereço do CCMN é Avenida Athos da Silveira Ramos, 274, Cidade Universitária.


17 de outubro

Dia do cérebro


O Núcleo de Divulgação Científica e Ensino de Neurociências promove  pré-inscrições a partir do dia 17/10, para o Curso de Formação Continuada (em janeiro, duas turmas) e para as visitações nas escolas (Dia do Cérebro), que ocorrem mensalmente. As informações (editais e fichas de inscrição) podem ser obtidas no site http://www.cienciaecognicao.org.


19 de outubro

III Encontro de Sabores e Saberes no Instituto de Nutrição

O Instituto de Nutrição José de Castro da Universidade Federal do Rio de Janeiro (INJC/UFRJ) realiza, nos dias 19 e 20 de outubro, o “III Encontro de Sabores e Saberes”, em comemoração ao Dia Mundial da Alimentação. Com o tema “Biodiversidade e Alimentação”, o evento tem o objetivo de promover o encontro da experiência e de saberes tradicionais e científicos, em torno da alimentação nas perspectivas culturais, ambientais, sociais e da saúde.

As inscrições devem ser feitas através do site www.nutricao.ufrj.br, onde informações sobre a programação também podem ser obtidas. As atividades ocorrem no Restaurante Universitário Central, que fica ao lado do prédio da Escola de Educação Física e Desportos (EEFD/UFRJ).

O endereço da EEFD é Avenida Carlos Chagas Filho, 540,  Cidade Universitária.


Até 20 de outubro

Chamada do CNPq

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCTI) em parceria com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) abre inscrições para a Chamada que visa ao apoio a projetos de pesquisa científica e tecnológica que contribuam significativamente para o desenvolvimento científico e tecnológico do país, no âmbito das Ciências Humanas, Sociais e Sociais Aplicadas, mediante o financiamento de projetos de pesquisa com mérito científico.

As propostas devem ser enviadas até o dia 20 de outubro para enviar sua proposta, que deve ser encaminhada ao CNPq exclusivamente via internet, pela plataforma Carlos Chagas (http://carloschagas.cnpq.br/).

O edital da chamada está disponível em http://www.cnpq.br/editais/ct/2011/007.htm .



21 de outubro

I Jornada de Homeopatia no IPPMG

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira  (IPPMG/UFRJ) promove a “I Jornada de Homeopatia”, no dia 21 de outubro, a partir das 8h no anfiteatro do Instituto, Rua Bruno Lobo, 50, Cidade Universitária. Informações e inscrições: (21) 2590-4640 ou 2562-6116.



24 de outubro

Encontro Saúde e Educação para a Cidadania


Decania do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro (CCS/UFRJ), através de sua Coordenação de Extensão, com o apoio da Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) e do Banco do Brasil, realiza, entre os dias 24 e 26 de outubro, o “Encontro Saúde e Educação para a Cidadania”.

O evento, que trabalha a interdisciplinaridade e a transdisciplinaridade entre Saúde, Ambiente e Educação, este ano ocorre sob a temática “Comunicação e educação: processos interativos para a promoção da saúde  e Divulgação Científica em prol da Escola Cidadã”.


26 de outubro

Dia da América Latina


A decana do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da Universidade Federal do Rio de Janeiro, professora Maria Fernanda Quintela, promove a comemoração do dia da América Latina, em 24 de outubro, a partir de 9h30, no Auditório Hélio Fraga, no Prédio do CCS, Cidade Universitária.

Na programação, há debates, feira de livros e artesanatos e exibição de filmes. As inscrições e o envio de trabalhos devem ser feitos no site www.ccs.ufrj.br/saudeeducacaocidadania, onde informações sobre a programação podem ser obtidas.