• Edição 272
  • 13 de outubro de 2011

Microscópio

"Mudanças climáticas e seus impactos" é o tema da semana de Ciência e tecnologia

Guido Arosa

 

Terá início, nos dias 17 a 23 de outubro, a “Semana Nacional de Ciência e Tecnologia” (SNCT) de 2011, cujo tema principal será “Mudanças climáticas, desastres naturais e prevenção de riscos”, escolhido por sua relevância na atualidade e importância para a população brasileira. Nesta edição, a Semana incluirá atividades em comemoração ao Ano Internacional da Química. Um dos objetivos da SNCT será discutir nas escolas, universidades e eventos públicos os diversos aspectos e evidências científicas sobre o impacto do homem no clima.

Segundo o diretor do Instituto de Geociências da UFRJ, professor Ismar Carvalho, apesar de o tema ser recorrente na mídia, a população acredita que esse é um problema a ser equacionado apenas a longo prazo, sem medidas imediatas e mais contundentes. “A compreensão das implicações da atividade humana no clima terá impacto somente quando um número crescente de pessoas forem atingidas e os prejuízos econômicos interfiram nas estruturas políticas vigentes”, acredita o docente.

Tendo em vista a urbanização desorganizada das grandes cidades brasileiras e de tragédias  recentes no Rio de Janeiro, como a das enchentes na Região Serrana e Angra dos Reis, Carvalho diz que inexiste uma política de estado eficiente de gestão e controle do território. Ele afirma que a ocupação de encostas, margens de rios e áreas litorâneas sem gestão pautada por decisões técnicas conduzirá à ampliação das tragédias.

O professor ressalta que toda a geração e consumo de energia se traduzem em efeitos pouco desejáveis e sustentáveis sobre ecossistemas. “A principal questão neste momento é uma reflexão profunda acerca do desperdício e do consumo desenfreado, que conduzem a problemas ambientais imediatos”, conclui Ismar.

O evento, que contará com oficinas interativas, atividades esportivas e até com um planetário inflável, acontece no campus da Praia Vermelha e na Cidade Universitária.