• Edição 273
  • 20 de outubro de 2011

Microscópio

1ª Jornada de Homeopatia no IPPMG

Carolline Carvalho

 

O Instituto de Puericultura e Pediatria Martagão Gesteira (IPPMG-UFRJ) realiza, no dia 21 de outubro, a “1ª Jornada de Homeopatia”. O evento acontece das 8h às 16h30 e terá palestras e debates com especialistas no assunto. O público-alvo é de médicos, farmacêuticos, odontólogos e estudantes dessas áreas.

Segundo Julio Cesar Quaresma Magalhães, presidente da jornada, mesmo entre médicos “há muita desinformação acerca da homeopatia, que é confundida com fitoterapia, ‘chazinho da vovó’. Por outro lado, percebi também muita curiosidade em conhecê-la melhor. Desde então pensei em realizar no IPPMG um evento esclarecedor”, disse Julio, que é homeopata e pediatra no Instituto.

Essa oportunidade surgiu no primeiro semestre de 2011, após uma conversa com o professor Edimilson Migowski, diretor do IPPMG e presidente de honra da jornada. “Fiquei feliz ao saber que o professor Edimilson, ao contrário de muitos colegas, tinha um excelente esclarecimento a respeito da homeopatia”, disse o médico.

Na UFRJ, apenas os cursos de Farmácia e Odontologia possuem disciplinas voltadas à homeopatia. “É inadmissível que a UFRJ fique para trás, já que a homeopatia está presente na UniRio, na UFF, na Uerj, na USP, na Unicamp, e em outras instituições de ensino”, afirmou Julio.

Homeopatia no Brasil

A homeopatia é reconhecida como especialidade médica pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) do Brasil desde 1980. Em maio de 2006, foi publicada a portaria nº 971 do Ministério da Saúde, que estabelece a Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC) para o SUS: “A homeopatia recoloca o sujeito no centro do paradigma da atenção, compreendendo-o nas dimensões física, psicológica, social e cultural, e fortalece a relação médico-paciente como um dos elementos fundamentais da terapêutica, promovendo a humanização na atenção, estimulando o autocuidado e a autonomia do indivíduo”.

O evento


A “1ª Jornada de Homeopatia” acontece no anfiteatro da Pupileira, no IPPMG-UFRJ. Endereço: Rua Bruno Lobo, nº 50 – Cidade Universitária – Rio de Janeiro. Confira a programação detalhada e saiba como se inscrever no site http://www.ippmg.org.br.