Acontece no próximo dia 10 a primeira oficina temática do Plano Diretor UFRJ. O encontro “Estudar na Cidade Universitária, morar na Cidade Universitária” debaterá a política de moradias universitárias, que pretende criar cerca de 10 mil residências, sendo 3.500 delas para moradias sociais. Segundo o parecer da Comissão de Desenvolvimento do Conselho Universitário do dia 16 de abril, que aprovou a alocação de recursos destinados a investimentos na Cidade Universitária, “todos os recursos destinados para a construção de residências universitárias devem ser investidos na edificação de moradias sociais”.
De acordo com a “Proposta Preliminar para discussão do Plano Diretor”, apresentada no Conselho Universitário de abril de 2009, as 6.500 vagas restantes poderão ser ocupadas por docentes, técnico-administrativos, bem como estudantes de graduação e pós-graduação que não se enquadrem no perfil de moradias sociais. Discute-se no âmbito do Ministério das Cidades e da Caixa Econômica a criação de linhas de financiamento para locação de moradias, de acordo com a faixa de renda compatível de cada segmento.
Calendário das Oficinas Temáticas*:
10/06 – “Estudar na Cidade Universitária, morar na Cidade Universitária”, 10h, Salão Azul, Prédio Reitoria*sujeito a alterações