• Edição 200
  • 03 de dezembro de 2009

Teses

Estudo avalia inovações no ensino de Odontologia no Brasil

Cília Monteiro

A doutoranda Elisete Casotti, do Programa de Pós-graduação Educação em Ciências e Saúde, do Núcleo de Tecnologia Educacional para a Saúde (Nutes) da UFRJ, defende a tese “Odontologia no Brasil: uma (breve) história do pensamento sobre o ensino”, no dia 8 de dezembro. Sob orientação da professora Victoria Brant, o trabalho será defendido às 9h na sala A1-011, localizada no bloco A do Centro de Ciências da Saúde (CCS) da UFRJ (avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária).

Elisete realizou um trabalho de revisão documental sobre o ensino da Odontologia no Brasil, tomando como referencial os conceitos de historiografia e inovação. “O estudo contrapõe-se ao argumento de que a discussão sobre a formação em saúde é nova no interior dos cursos de Odontologia. Sustento que um pensamento inovador, organizado e partilhado, sobre o ensino odontológico, já fez parte da pauta das instituições na década de 60”, revela.

A tese aponta para um deslocamento temático e de lócus de produção, nas décadas de 80 e 90, que gerou um vazio institucional, retomado com a proposição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de Odontologia. “Concluí que houve um pensamento inovador sobre a formação e que este não foi hegemônico ao longo do tempo. Mas, nos períodos mais críticos, trabalhou estrategicamente, acumulando experiências e propostas para recolocar o ensino da Odontologia na pauta das políticas públicas”, finaliza Elisete Casotti.