www.olharvital.ufrj.br
Edição 241
11 de novembro de 2010
Rio - Onze milhões de brasileiros têm diabetes do tipo 2, segundo estimativa do Ministério da Saúde. E 30% deles não sabem que têm a doença. Para alertar sobre o risco da diabete e a importância do diagnóstico e tratamento, o Rio será palco de eventos, incluindo a iluminação do Cristo Redentor e dos bondinhos do Pão de Açúcar, no domingo, dia Mundial de Combate ao Diabetes.
“O diabetes tem diagnóstico fácil e tratamento conhecido, mas ainda é a maior causa de amputações, insuficiência renal e cegueira adquirida no mundo”, alerta presidente da Associação Carioca de Diabéticos Jackson Caiafa.
Segundo o presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes, Saulo Cavalcanti, a diabete tipo 2 muitas vezes não apresenta sintomas identificáveis. Por isso, deve-se fazer o teste de diabete a partir dos 40 anos. “Quanto mais tarde procurar auxílio médico, maiores podem ser os problemas”.
PARA ENTENDER O DIABETES
OLARIA Na sexta-feira, o Hospital Balbino tem palestra gratuita para esclarecer dúvidas sobre o diabetes.
ATERRO No domingo, acontece a IV Caminhada pelo Diabetes do Rio de Janeiro, o V Congresso de Diabéticos do Rio de Janeiro e a IV Campanha de Detecção do Diabetes . Serão oferecidos testes gratuitos de glicose, pressão arterial, acuidade visual, avaliação de pés diabéticos etc.
MARACANÃ Corrida e caminhada no entorno do estádio. Medição de glicose, cuidados com os pés, aconselhamento nutricional e médico, e recreação infantil.
Link original: Clique aqui