www.olharvital.ufrj.br
Edição 268
1 de setembro de 2011
O “Ciclo de Palestras em Biossegurança e Ética com Animais”, que acontece às terças-feiras de setembro, outubro, novembro e dezembro deste ano, tem como meta principal discutir os riscos das atividades laboratoriais de forma a minimizá-los ao máximo e formar a consciência de aplicar os conhecimentos corretos de biossegurança nos procedimentos. O evento cria um espaço de reflexão sobre o respeito pela qualidade de vida e abre portas para informar e adequar procedimentos, mantendo a biossegurança em pauta o ano todo.
A biossegurança está presente no cotidiano, e é indispensável o respeito às regras. Segundo a professora Sônia Soares Costa, coordenadora de Biossegurança do CCS, é importante que a biossegurança não seja vista como uma imposição, e sim como uma medida de proteção individual e coletiva. Ainda de acordo com a professora, o dia em que esse comportamento de precaução e cuidado for internalizado, os problemas diminuirão.
A bioética, por sua vez, prevê o comportamento ético e respeitoso por todas as formas de vida. Segundo a professora Sônia Costa, a bioética é indispensável para o sucesso de qualquer pesquisa ou procedimento, uma vez que o respeito ao próximo é o pleno exercício da humanidade, seja esse próximo um ser humano, um animal ou uma planta.
As boas práticas com animais são exigências para a realização dos trabalhos de pesquisas. Assim, projetos com uso de cobaias animais, aqui no CCS, devem ser previamente registrados e autorizados pela Comissão de Ética no Uso de Animais (CEUA). Já o Conselho Nacional de Controle de Experimentação Animal (CONCEA), é responsável pela criação e manutenção da lei que regulamenta os procedimentos para uso de animais. Tais órgãos só fazem reiterar a importância da bioética nas boas práticas com animais em experimentação.
Na UFRJ
A professora Sônia Costa aponta ainda algumas particularidades do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A UFRJ possui uma disciplina chamada “Bioética, Biossegurança e Boas Práticas com Animais em Experimentação”, ministrada no CCS, aberta a alunos, técnicos e docentes visando o exercício das atividades de pesquisa, ensino e extensão na área de saúde. O empenho da coordenação de biossegurança em prol da melhora das condições de trabalho e saúde no CCS, pode ser exemplificado pela abolição do uso de cigarros dentro do prédio.