Na última semana, projetos de extensão realizados no Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) foram premiados em conjunto pela integração em benefício de jovens e adolescentes para prevenção de doenças sexualmente transmissíveis.
De acordo com Carla Araújo, professora da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (EEAN) e responsável pelo Projeto Papo Sério, a premiação oferecida pela Fundação Universitária José Bonifácio (FUJB) serviu de estímulo para a melhoria do projeto: “A premiação recebida serve como um grande incentivo para a continuidade e ampliação do trabalho desenvolvido. Chegando ao final do ano letivo temos um saldo muito positivo nos aspectos relacionados ao ensino, pesquisa e extensão”.
O projeto consiste numa metodologia de gestão compartilhada, unindo coordenadores de 06 Unidades do CCS, com o objetivo de abordar temáticas interdisciplinares nas escolas. Para a professora, o projeto parte do pressuposto de que a escola pode ser um lugar irradiador de mudanças, que urgem serem desenvolvidas na sociedade através do eixo transdisciplinar de Saúde.
O resultado deste trabalho é o favorecimento à interlocução entre projetos da UFRJ e a potencialização dos projetos de extensão do CCS voltados para o cenário da Escola. Para Carla, o intercâmbio de informações favorece a ação interdisciplinar: “As experiências têm demonstrado o valor da multidisciplinaridade, unindo esforços internos e externos para a democratização do saber em prol da cidadania plena”.
Já para Florence Brasil, professora da UFRJ e responsável pelo Projeto Saúde e Educação para Cidadania, a integração de projetos e esforços é uma atitude necessária, mas também difícil: "organizar ações extensionistas integradas, intersetoriais e interdisciplinares com Unidades do CCS, com concepção transdisciplinar na área da Saúde e Educação é ainda um grande desafio. Mas, o reconhecimento de nosso trabalho fortalece ainda mais a integração entre as Unidades do CCS, assim como mantém e constrói relações consorciadas".
O Projeto Saúde e Educação para a Cidadania é um projeto da Coordenação de Extensão do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS) que integra 24 unidades do CCS com secretarias de saúde, de educação e de ambiente de municípios do Leste e Baixada Fluminense, além de Ilha do Governador e município do Rio de Janeiro.
O objetivo do trabalho é promover o estreitamento da Universidade com os atores da Saúde e Educação Básica Públicas, além de incentivar a criação de espaços comunicativos e ações extensionistas que contribuam para o enfrentamento de demandas comunitárias. Para Florence, acumulação de forças e na construção de alternativas traz para a educação básica e para os Programas de Saúde, iniciativos e conhecimentos acadêmicos.
"Encarar os espaços da intersetorialidade trazidos pelo Projeto é uma ação de compartilhamento de saber e de poder, de construção de novas linguagens, de novos conceitos que só poderão estar suficientemente explícitos quando exercitamos o diálogo como expressão legítima de avaliação de nossas práticas acadêmicas", explica a professora.
Ainda de acordo com a coordenadora, o projeto tem como compromisso ético com a universidade pública e com população brasileira: "Nossa maior conquista é a formação que conseguimos viabilizar através da metodologia integrativa que adotamos. Uma abordagem multidisciplinar e multisetorial dos problemas de saúde têm trazido respostas mais eficazes, do que as ações isoladas e existentes. E ver nossos alunos envolvidos neste processo é nossa grande conquista e realização", comemora.