|
Nesta sexta-feira (10/12), o Instituto de Filosofia e Ciências Sociais (Ifcs/UFRJ) recebe o "Seminário (Des)igualdades de Gênero no Brasil", promovido pelo Laboratório de Estudos de Gênero (LEG/UFRJ). O evento tem como objetivo discutir os resultados, referentes ao Brasil, da pesquisa do Fórum Econômico Mundial de 2010, desdobrando, contextualizando e questionando os dados publicados no Relatório sobre a Desigualdade Mundial de Gênero de 2010.
O evento tem início às 13h, na sala 106, Ifcs/UFRJ, no Largo São Francisco de Paula, 1, Centro. Durante o Seminário, o LEG receberá doações de alimentos não perecíveis, que serão distribuídos entre organizações de defesa dos direitos das mulheres e das crianças.
|
No dia 10 de dezembro, será inaugurado no Rio de Janeiro, pelo ministro da Ciência e Tecnologia, Sergio Rezende, o primeiro laboratório de nanociência e nanotecnologia aberto aos grupos de pesquisa de todo o país, o LABNANO.
O objetivo da instalação é impulsionar as pesquisas na área de materiais nanoestruturados e dar ênfase à produção de estruturas em escala nanométrica, tais como sensores com ampla gama de aplicações, desde imageamento térmico até sistemas lab-on-chip para diagnósticos médicos.
As decisões estratégicas relacionadas à implementação e ao gerenciamento do LABNANO estão a cargo de um comitê gestor, presidido pelo diretor do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), Ricardo Galvão, e integrado pelos pesquisadores José D’Albuquerque e Castro – do Instituto de Física- (IF/UFRJ), José Soares (UERJ), Fernando Lazara Freire Jr. (PUC- Rio), Marcelo Prado (IME), Roberta Bechara Muniz (UFF) e Edson Passamani (Ufes).
Instalado no CBPF, na Rua Dr. Xavier Sigaud, 150, Urca, Rio de Janeiro, a equipe de especialistas do CBPF estima que o LABNANO atenda a, pelo menos, 100 projetos de pesquisa por ano.
|
Estão abertas as inscrições para o First Brazilian Meeting on Research Integrity, Science and Publication Ethics (I BRISPE), que acontece entre os dias 10 e 16 de dezembro, em várias instituições do Rio de Janeiro e em São Paulo.
A ideia do evento é reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros de diferentes áreas e estabelecer critérios para avaliação das pesquisas nacionais e os processos de submissão de manuscritos e revisão por pares em periódicos internacionais. Este é um debate internacional que envolve temas como integridade em pesquisa científica, ética e plágio.
A previsão é que ocorram atividades na Coppe/UFRJ, no Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF), na Universidade de São Paulo (USP) e no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já estão confirmadas a participação do professor Nicholas Steneck, da National Science Foundation e da pesquisadora Elizabeth Wager, presidente do Committee on Publication Ethics.
Mais informações através deste site.
|
O Instituto Paulo Gontijo promove, pela terceira vez, o Prêmio PG de Medicina, que visa a incentivar e reconhecer os avanços nas pesquisas e novas descobertas em relação à Esclerose Lateral Amiotrófica. Pesquisadores do Brasil e do exterior podem se inscrever entre 10 de dezembro de 2010 e 31 de março de 2011, através do site do Instituto.
A abertura oficial das inscrições ocorre durante o “18º Annual Meeting International Alliance of ALS/MND Associations”, nos Estados Unidos, no qual o IPG participa como membro oficial da International Alliance.
O melhor estudo na área de Esclerose Leteral Amiotrófica será premiado com o valor de R$ 50mil. A entrega do prêmio de 2011 ocorre durante o “22º Simpósio Internacional ELA/Doença do Neurônio Motor”, em Sydney, Austrália.
Mais informações através do telefone (11) 9686 1981 ou do e-mail redacao@trixe.com.br
|
Termina dia 17 de dezembro, o “VII Workshop em Genética para a Conservação: a Genética e a Conservação da Biodiversidade”, que conta, este ano, com a participação dos professores Antônio Solé-Cava e Cristiano Lazoski.
O evento, que teve início no dia 5, é direcionado a professores e estudantes de pós-graduação que estejam em fase de execução de seus projetos e possam aprimorá-lo com os conhecimentos adquiridos no curso.
Este ano, o Workshop ocorre no Laboratório Nacional de Computação Científica, situado na cidade de Petrópolis, no Rio de Janeiro.
|
No próximo dia 20 de dezembro, o mestrando da Escola de Enfermagem Anna Nery da UFRJ (EEAN), Washington Ramos Castro apresenta a defesa “O Homem quer engravidar? Representações sociais dos profissionais de saúde que trabalham com reprodução humana”.
O estudo foi orientado pela professora doutora Ana Beatriz Azevedo Queiroz, do Núcleo de Pesquisa em Saúde da Mulher da EEAN e será apresentado a partir das 14 horas, no sala 3 do Pavilhão de Aulas da EEAN, que fica na Avenida Afonso Cavalcanti, 275, Cidade Nova, Rio de Janeiro.
|
Entre os dias 24 e 28 de janeiro, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) promove o curso de extensão “Parâmetros Imunológicos e Microbiológicos na Saúde Oral”.
O curso, que tem como maior objetivo despertar a curiosidade nos alunos, questionamentos e a consciência da importância do estudo, é direcionado a alunos do 9º ano de escolas públicas e aborda ensinamentos de como cuidar de forma correta da saúde bucal e estimulá-los ao estudo e ao desenvolvimento intelectual a partir da curiosidade despertada nas aulas teóricas e especialmente nos experimentos a serem realizados nas aulas práticas.
Antes da realização do curso para alunos, será realizada uma orientação a professores de escolas públicas do Rio de Janeiro com os objetivos do projeto e treinamento para as aulas teóricas e práticas do curso.
As aulas ocorrem na sala 1-07 do bloco D do Centro de Ciências da Saúde da UFRJ (CCS), em frente ao Laboratório de Imunologia Molecular.
O CCS fica na Avenida Carlos Chagas Filho, 373, Cidade Universitária, Rio de Janeiro.
|
Em comemoração ao centenário de nascimento de Carlos Chagas Filho, a Casa de Oswaldo Cruz (COC/Fiocruz) inaugurou nesta segunda-feira (6/12) uma exposição, lançou dois livros e promoveu uma récita de ópera.
A mostra ficará aberta ao público até maio de 2011, na sala 307 do Castelo da Fiocruz, campus de Manguinhos, de terça a sexta-feira, das 9h30 às 16h30, e aos sábados, das 10 horas às 16 horas. Em maio, a exposição poderá ser vista também na Casa da Ciência da UFRJ, em Botafogo. A entrada é gratuita.