A Prefeitura da Cidade Universitária decidiu agir contra o caos nas vias de circulação do campus na Zona Norte, após o recebimento de diversas reclamações, principalmente, contra flanelinhas que estavam loteando o espaço público. A gota d’água foi publicação de diversas fotos de carros estacionados sobre a ciclovia em um jornal de grande circulação do Rio de Janeiro. Uma operação para coibir os estacionamentos foi deflagrada na última segunda-feira (30/5), com a apreensão de 30 veículos.
De acordo com o futuro prefeito da Cidade Universitária, Ivan Carmo, as ações da CET-Rio se tornarão constantes. Na última quarta-feira (1/6), a operação voltou a se repetir. “O órgão municipal nos comunicou que era difícil tomar qualquer atitude, devido à quantidade de irregularidades, a começar pelos veículos parados em cima dos canteiros, na ciclovia e em outros locais irregulares. Assim, era preciso iniciar o combate pelos maus motoristas que param em qualquer lugar”, disse ele.
Para que a desagradável surpresa aos motoristas não fosse maior, uma equipe da Prefeitura Universitária anotava as placas dos veículos e os locais para onde eles seriam encaminhados. “É bom esclarecer que é responsabilidade da Secretaria Municipal de Transportes (SMTR) a fiscalização do trânsito aqui pelo convênio que assinamos. Repassamos as reclamações para que eles tomem as providências”, disse Ivan.