Ter uma dieta saudável e equilibrada nem sempre é fácil. Seguir todas as recomendações diárias nutricionais, com uma vasta opção de alimentos que supram necessidades fisiológicas, não é tão comum como deveria ser. É por isso que boa parte dos preocupados com a saúde procura consumir paralelamente à alimentação suplementos nutricionais. Entretanto, o herói da saúde pode se tornar um vilão.
A “VII Jornada de Nutrição Clínica” vai abordar o tema “Suplementação nutricional na prática clínica: como e quando fazer?” explorando o que é mito e o que é comprovado cientificamente na ingestão de suplementos nutricionais para auxiliar na dieta.
O uso de suplementos consiste em adquirir, de forma sintética, o que deveria ser absorvido de forma natural na alimentação. “O Ácido Linoléico Conjugado (CLA), por exemplo, é um Ácido Graxo de origem animal, presente em suplementos para emagrecer, que reduz a gordura corporal e aumenta a massa magra”, conceitua Glorimar Rosa, coordenadora do evento e Professora do Instituto de Nutrição Josué Castro (INJC/UFRJ).
“O problema é que as pessoas utilizam indiscriminadamente suplementos nutricionais e não têm consciência dos efeitos colaterais causados por eles. Esse uso deliberado pode trazer sérias complicações à saúde”, continua Glorimar, referindo-se a pacientes que se automedicam. Ela ainda alerta acerca de suplementos quem contém CLA, pois podem criar resistência à insulina, levando pacientes a desenvolver Diabetes tipo II.
A Jornada, voltada para estudantes e profissionais da área de nutrição, procura desconstruir mitos e esclarecer a eficácia de suplementos dietéticos empregados em situações patológicas. Serão abordados o uso de energéticos, imunomoduladores, antioxidantes, cardioprotetores e suplementos usados na obesidade e pós-cirurgia bariátrica.
Serviço
O evento, que acontece dia 29 de abril, no Auditório Rodolpho Paulo Rocco (Quinhentão), será apresentado em uma mesa-redonda com profissionais das áreas de Nutrição, Farmácia e Medicina para debater o tema.