A professora Leila Nagib, do Instituto de Fonoaudiologia da Faculdade de Medicina da UFRJ, ministra no dia 10 de julho o Curso de Transtornos de Fluência, para fonoaudiólogos e estudantes da área a partir do 4º período. O curso, com duração de 10 horas (das 8 às 18h), tem como objetivo mostrar ao profissional, técnicas de diagnóstico, métodos avaliativos e procedimentos terapêuticos para o transtorno.
As vagas são limitadas. Os interessados devem solicitar inscrição através do telefone (21) 9342-7984 ou do e-mail: leilanagib.ufrj@gmail.com. O curso de Transtornos de Fluência ocorre na Estrada do Galeão, 1035, sala 316 – Ilha do Governador/RJ.
O Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (Iesc) da UFRJ realiza entre os dias 12 e 15 de julho a Conferência Internacional sobre Assédio Moral e outras Manifestações de Violência no Trabalho: Ética e Dignidade dos Trabalhadores. É um evento pioneiro que visa a reunir pesquisadores e outros profissionais envolvidos com o tema de Assédio Moral no Trabalho de diferentes regiões do Brasil e outros continentes. O Assédio Moral é a exposição dos trabalhadores a situações humilhantes e constrangedoras, repetitivas e prolongadas durante a jornada de trabalho, sendo mais comuns em relações hierárquicas autoritárias e assimétricas. Há o predomínio de condutas negativas, relações desumanas e aéticas de longa duração, de um ou mais chefes dirigida a um ou mais subordinado, desestabilizando a relação da vítima com o ambiente de trabalho e a organização.
A Conferência pretende estimular pesquisas que fortaleçam novo compromisso da academia com as reais necessidades dos trabalhadores. O objetivo é incentivar ações de combate e erradicação das diferentes manifestações da violência no local de trabalho. O evento acontece no Centro Cultural Professor Horácio Macedo, o Roxinho, que fica no Centro de Ciências da Matemática e da Natureza (CCMN) e contará com palestras, mesa de diálogos e painéis.
As inscrições podem ser feitas no site http://www.iesc.ufrj.br/assediomoral/eventos/conf_assediomoral.html
Na terça (13/7), das 18h30 às 20h, a Casa da Ciência da UFRJ recebe o engenheiro nuclear Arnaldo Merzrahi, da Comissão Nacional de Energia Nuclear, que ministra a palestra “A questão da segurança nos usos em energia nuclear”. Essa é a última palestra do ciclo “Nuclear para Poetas”. O evento tem o objetivo de levar discussões sobre energia nuclear, suas possibilidades de uso, riscos e benefícios, a um público não-especializado.
A Casa da Ciência da UFRJ fica na Rua Lauro Müller, 3, Botafogo. Inscrições pelo telefone (21) 2542-7494. Mais informações através do site http://www.casadaciencia.ufrj.br.
Estão abertas as inscrições, até o dia 15 de julho, para quem quiser se candidatar para realizar cirurgia plástica de nariz. Os voluntários devem enviar e-mail para rinoplastia@ufrj.br. O 6° Curso Teórico Prático de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz, coordenado pelo médico Geraldo Augusto Gomes, acontece entre os dias 5 e 7 de agosto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), na Rua Rodolpho Paulo Roco, 255, Cidade Universitária - Rio de Janeiro.
Até 15 de julho Inscrições de voluntários para realizar cirurgia no nariz Estão abertas as inscrições, até o dia 15 de julho, para quem quiser se candidatar para realizar cirurgia plástica de nariz. Os voluntários devem enviar e-mail para rinoplastia@ufrj.br. O 6° Curso Teórico Prático de Cirurgia Estética e Funcional do Nariz, coordenado pelo médico Geraldo Augusto Gomes, acontece entre os dias 5 e 7 de agosto no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho (HUCFF/UFRJ), na Rua Rodolpho Paulo Roco, 255, Cidade Universitária - Rio de Janeiro.
No dia 15 de julho, estreia, no Teatro Angel Viana (Centro Coreográfico da cidade do Rio de Janeiro), o espetáculo Veia, da Cia. de Dança Contemporânea da Universidade Federal do Rio de Janeiro, sob direção de Patrícia Pereira.
O espetáculo Veia “revela corpos insubmissos que se rebelam às incessantes tentativas de controle e opressão, seja nas relações interpessoais ou sociais. No espaço cênico, gestos de ruptura. O ser humano em explosão manifesta sua necessidade de se libertar de tensões e manipulações diárias. A trilha sonora explora e intensifica a agressividade e a visceralidade do gesto. Intitulado Veia, o espetáculo traz a ideia de pulsação, de passagem, de vida, de fluxo.”
Ele fica em cartaz até o 18 de julho, sempre às 19h, de quinta a sábado, e às 17h, aos domingos. O Teatro Angel Viana se localiza na Rua José Higino, 115, na Tijuca. Mais informações no site http://ciadedancaufrj.wordpress.com/novidades/