• Edição 231
  • 02 de setembro de 2010

Argumento

Professores e alunos do ICB estreitam vínculo da universidade com escola pública

Alline Viana

No dia 18 de agosto, o Ciência Sobre Rodas, projeto desenvolvido pelo ICB com o objetivo de promover atividades de divulgação científica direta para alunos e professores do ensino básico, esteve em Cordovil, na Escola Municipal Roraima. Além de uma breve apresentação sobre a UFRJ,  foram oferecidas 3 oficinas com atividades  lúdicas e interativas.

Os alunos do 8º ano do Ensino Fundamental da E.M. Roraima tiveram uma alteração em sua rotina escolar. A equipe do Ciência Sobre Rodas chegou com sua caminhonete-laboratório itinerante  e apresentou para eles as oficinas “Cérebro e Percepção” e “Sistema Locomotor”. O professor Paulo Melo também fez uma exposição sobre Farmacologia e seu objeto de estudo.

As oficinas despertaram o interesse e a curiosidade dos estudantes. Eles fizeram muitas perguntas e se empenharam para tentar montar o esqueleto humano. Armando Carlos de Pina, professor de ciências da escola, participou das oficinas e destacou: “nós só trabalhamos com vídeo e com livro didático. Então, nós não temos essa parte prática, por isso que é importante.” Sandra Regina, professora de história, também falou sobre a relevância do projeto: “Eu entendo, como educadora, que esse é o papel da universidade, ultrapassar os muros, ir para a sala de aula para ajudar nesta questão do processo de aprendizagem do aluno. Só assim que a gente vai avançar mesmo, porque hoje nós nos deparamos com muitas dificuldades em despertar o interesse desses alunos pela sala de aula. Vir o outro, vir o diferente, vir o novo para eles, facilita, desperta, motiva, porque eles hoje estão muito apáticos. Venham mais vezes!”.

Também conversamos com os alunos no final das atividades. Viviam Gomes, de 13 anos, foi uma das que mais participaram: “Eu achei muito legal, uma oportunidade pra gente aqui da escola aprender mais coisas. Montamos o corpo humano, falamos sobre a função de cada parte do corpo”. Bianca, de 14 anos, também aprovou as oficinas: “Eu gostei, foi interessante, aprendemos muitas coisas que a gente não sabia ainda. Achei diferente de uma aula comum. A gente tinha dificuldade de diferenciar os ossos e aí acabamos aprendendo assim e nos divertimos muito ainda”.   

O projeto

A equipe do Ciência Sobre Rodas visita semanalmente as escolas públicas municipais do Rio de Janeiro, levando conhecimentos atualizados, experimentos científicos e novos instrumentos educacionais que sensibilizam alunos e  professores para a ciência, a tecnologia e a inovação.

Trata-se de um esforço em contribuir para a diminuição da diferença entre o ensino superior público, que atualmente posiciona o país entre os maiores produtores de ciência e tecnologia do mundo (Fonte: National Science Indicators, Thomson Reuters), e o ensino básico público que, ao contrário, posiciona o Brasil entre os mais carentes em todo o planeta (PISA/OECD, 2006:  www.pisa.oecd.org).

Em função dessa disparidade enorme, o ICB propõe uma estratégia de parceria institucional entre a UFRJ e escolas públicas municipais, de modo a levar diretamente à escola atividades não-formais, lúdicas e interativas de divulgação científica. O projeto  conta com recursos do CNPq e da FAPERJ, e é objeto de um convênio de parceria com a 4ª Coordenadoria Regional de Educação (4ª CRE) do município do Rio de Janeiro.

Desde novembro de 2008, este projeto vem travando um contato com os estudantes diretamente em seu ambiente de estudo. As atividades do Ciência sobre Rodas já foram oferecidas a mais de mil alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, antiga 7ª série. O objetivo é ampliar as ações, abrangendo mais escolas da 4ª CRE, cuja área de atuação engloba regiões carentes em torno do campus da UFRJ na Illha do Fundão, como as comunidades da Maré e da Ilha do Governador, Bonsucesso, Ramos, Penha, Vigário Geral e outras. 

Saiba mais    http://cienciassobrerodas.blogspot.com/